A segunda etapa da 4ª edição do ´Dancidades – e Cidadania´ apresenta neste fim de semana, de sexta-feira (25) a domingo (27), espetáculos com grupos e companhias de dança de destaques nacionais gratuitos. Na sexta, às 20h30, o grupo Diamond Crew (MT) apresenta o espetáculo ´Esses Pessoa´. E no sábado, às 20 horas, a Dimenti Produções Culturais (BA), apresenta ´Tombé´. Todas apresentações serão no ATRIO SESC Cultura.

O projeto está sendo desenvolvido com o financiamento do Fundo Municipal de Investimento Cultural (FMIC) 2018, da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e (Sectur). “Para nós o incentivo do FMIC ao ´Dancidades´ é muito importante pois fomenta a capacitação dos profissionais da dança em MS e incentiva o acesso da população à cultura”, ressalta Roberta Siqueira, produtora da Arado Cultural.

Espetáculo ´Esses Pessoa´

O Diamond Dance Crew é um grupo que tem sua base na técnica das Danças Urbanas, eles também pesquisam diversas técnicas como House, Popping, Break, mas sempre com composições coreográficas contemporâneas. Neste espetáculo, pode ser identificado características do Street Jazz, uma vertente que alia a emoção a qualidade técnica de movimento.

Neste trabalho o grupo entra em cena com uma proposta reflexiva, tomando de empréstimo uma fração da biografia de um grande mestre da literatura portuguesa que ganhou o mundo, Fernando Antônio Nogueira Pessoa, Fernando Pessoa e popularmente conhecido por Pessoa, singular, porém complexo.

Filósofo-poeta, “Pessoa”, nascido na cidade de Lisboa em e crescido na do Sul, especializou-se em ser muitos dentro de si. Para fugir as repressões e retaliações presentes e também ter um maior trânsito por assuntos diversos em suas obras, encontrou na multiplicidade dos heterônimos a saída para tal.

Ricardo Reis (O classista), Álvaro de Campos (O futurista), Alberto Caeiro (O mestre campestre) e Bernardo Soares (O enigma), são os mais conhecidos dentre centenas ainda em fase de pesquisa e são a fonte para construção de um mundo do grupo, a mente de um poeta brilhante. Medos, receios, solidão, soberba, impacto, leveza, dança, arte, fado, “Pessoa” e pessoas.

Espetáculo ´Tombé´

´Dancidades´ apresenta espetáculos nacionais gratuitos neste fim de semana
(Foto: Divulgação, Mila Souza)

Você já tentou entender o sentido das coisas? Você já teve que inventar alguma teoria? Você já teve longas DRs com colegas de trabalho? Você já teve um chefe? Você já participou de dinâmicas de grupo? Você já perdeu o controle? Tombé é um espetáculo para você. Uma espécie de stand up dance comedy, um sitcom coreográfico, uma sessão de terapia coletiva que faz jogos de espelho entre ficção e realidade, riso e desespero, artista e público.

Numa companhia de dança ficcional (e hiperreal), a cena se constrói entre diversos vocabulários corporais, teorias cabeludas, desabafos de facebook, citações de obras de autores variados… Tombé coreografa movimentos, discursos e absurdos da arte e da vida. E ri de si. O trabalho será apresentado pela Dimenti Produções Culturais (BA).

Os ingressos são gratuitos para os dois espetáculos e serão disponibilizados 30 minutos antes do horário de cada sessão. A distribuição será feita por ordem de chegada.

Serviço

A segunda etapa da 4ª edição do ´Dancidades – Dança e Cidadania´ acontece de 25 a 27 de outubro em Campo Grande-MS. A apresentação do espetáculo ´Esses Pessoa´, com Diamond Crew (MT), acontece na sexta-feira (25), às 20h30. Já ´Tombé´, com Dimenti Produções Culturais (BA), será encenado no sábado (26), às 20 horas. Todas apresentações serão no ATRIO SESC Cultura. Mais informações pelas fanpages do Dancidades ou do Arado Cultural, e pelo telefone (67) 99287-6433 ou pelo email [email protected].