Pular para o conteúdo
Dança

Com oficinas e cursos gratuitos, 4ª edição do Dancidades está com inscrições abertas

De 20 a 22 de setembro acontece a primeira etapa da 4ª edição do ´Dancidades – Dança e Cidadania´. Com programação totalmente gratuita, durante três dias serão realizados curso, oficina e apresentações de espetáculos de dança. Com o olhar sobre os temas: Metodologia do Ensino da Dança, Dramaturgia e Modos de Criação em Dança e […]
Arquivo -
A primeira etapa da 4ª edição do Dancidades acontece de 20 a 22 de setembro (Foto: Vaca Azul/Divulgação Facebook Arado Cultural)
A primeira etapa da 4ª edição do Dancidades acontece de 20 a 22 de setembro (Foto: Vaca Azul/Divulgação Facebook Arado Cultural)

De 20 a 22 de setembro acontece a primeira etapa da 4ª edição do ´Dancidades – e Cidadania´. Com programação totalmente gratuita, durante três dias serão realizados curso, oficina e apresentações de espetáculos de dança.

Com o olhar sobre os temas: Metodologia do Ensino da Dança, Dramaturgia e Modos de Criação em Dança e Gestão e Sustentabilidade, a proposta do Dancidades é fomentar a capacitação, o aperfeiçoamento e aprimoramento profissional de bailarinos, coreógrafos e arte educadores, que cada vez mais se lançam no mercado de trabalho; como intérpretes criadores (em grupos, companhias ou em atividades de ensino de dança em academias, projetos sociais e escolas), como produtores culturais ou como gestores públicos. Ao mesmo tempo, o projeto busca incentivar a apreciação e difusão da dança, por meio de apresentações de espetáculos para o grande público.

De acordo com a produtora da Arado Cultural, Roberta Siqueira, a distância geográfica de para os grandes centros de efervescência artística na área da dança dificulta o acesso da maioria dos profissionais à cursos de reciclagem, de aperfeiçoamento, entre outras possibilidades. “Nas edições passadas do projeto vimos que as pessoas querem compartilhar experiências, adquirir novos conhecimentos e ter contato com profissionais de outras cidades. Além disso, nosso estado tem um grande potencial para as diferentes manifestações artísticas e culturais, como a dança. Projetos como o Dancidades são capazes de alterar, modificar e produzir novos contextos para todos nós”, diz.

Programação

No dia 20 de setembro, das 9h às 13h e das 14h30 às 18h30, acontece a Oficina de Criação e Composição em Dança, com Alex Soares, na Luminis Escola de Dança. Na oficina ele reúne desafios em multicamadas de tarefas com trabalhos de improvisação envolvendo consciência corporal e sensibilização, e trabalhos específicos da técnica de dança contemporânea, realizados em solo e também em duplas. A oficina é voltada para bailarinos, atores, performers e demais interessados com breve experiência em dança.

Nos dias 21 e 22 de setembro será realizado o Curso de Metodologia de Ensino ´A escuta do corpo – para crianças´, com a Prof.a Dra. Jussara Miller, que vem de . É voltado para arte educadores, artistas e professores que desenvolvem estudos e práticas do movimento com crianças.

O curso apresenta uma metodologia diferenciada de dança para crianças com enfoque na exploração do movimento a partir de atividades lúdicas que trabalham a flexibilidade, a postura, a musicalidade e a criatividade da criança.

No sábado (21) o curso acontece das 14h às 21 horas, na Sala de Música do SESC Cultura e, no domingo (22), das 9h às 14 horas, na Luminis Escola de Dança.

São 45 vagas para cada curso. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 13 de setembro pelo link: https://forms.gle/rG5MW8wVC7NzhSX68. A seleção dos participantes será feita por ordem de inscrição e os certificados serão entregues para aqueles que tiverem 100% de presença nas atividades.

Apresentações

Duas apresentações completam a programação desta primeira etapa. Na sexta-feira (20), às 20 horas, na Sala de Música do SESC Cultura, a artista Jussara Miller apresenta o espetáculo ´Difícil não dançar´.

E no sábado (21), às 16h30, no ATRIO SESC Cultura, a Cia Dançurbana apresenta ´R.U.I.A – Realidade Ultra-Sônica de Invasão Aleatória´. As apresentações são gratuitas. A segunda etapa do Dancidades está prevista para os dias 25, 26 e 27 de outubro; em breve novas informações serão divulgadas. Mais informações pelas fanpages www.facebook.com/dancidades/ e www.facebook.com/aradocultural/, pelo telefone (67) 99287-6433 ou pelo email [email protected]

Programação:

20 de setembro

Atividade: Oficina de Criação e Composição em Dança.

Horário: das 9h às 13h e das 14h30 às 18h30.

Local: Luminis Escola de Dança.

Atividade: Apresentação do espetáculo ´Difícil não dançar´ com Jussara Miller.

Horário: 20 horas.

Local: Sala de Música do SESC Cultura.

21 de setembro

Atividade: Curso de Metodologia de Ensino ´A escuta do corpo – para crianças´.

Horário: das 14h às 21 horas.

Local: Sala de Música do SESC Cultura.

Atividade: Apresentação do espetáculo ´R.U.I.A – Realidade Ultra-Sônica de Invasão Aleatória´ com a Cia Dançurbana.

Horário: 16h30.

Local: ATRIO SESC Cultura.

22 de setembro

Atividade: Curso de Metodologia de Ensino ´A escuta do corpo – para crianças´.

Horário: das 9h às 14 horas.

Local: Luminis Escola de Dança.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dois homens são esfaqueados em briga com ameaças em Anastácio

Funesp revoga autorização e entidades de esporte devem deixar o Guanandizão

VÍDEO: Motociclista tem moto apreendida e questiona ‘vista grossa’ para pneus carecas de caminhão guincho

Novo Minha Casa Minha Vida deve aquecer venda de imóveis de até R$ 500 mil em MS; veja simulação

Notícias mais lidas agora

Após adiar por quatro vezes, CNMP vai julgar relatório sobre inspeção no MPMS

ferveu

VÍDEO: Ônibus ‘ferve’ e atrasa passageiros no Terminal Morenão

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

salario

Salário dos servidores municipais de Campo Grande está disponível para saque

Últimas Notícias

Mundo

Comissão Europeia aprova plano de € 1,5 bi da Polônia para resseguro de risco com Ucrânia

Plano é para facilitar fluxos comerciais entre os países

Polícia

Polícia encontra kit de rádio amador quando investigava maus tratos no Taveirópolis

O local estava abandonado pelo suspeito, um homem que já possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas.

MidiaMAIS

Depois de ouvir do marido que era feia, ela se curou por meio das fotos e hoje ajuda mais mulheres

Erika teve a autoestima destruída pelo próprio companheiro e só recuperou o amor próprio através da fotografia

Cotidiano

Verticalização do Parque dos Poderes causaria de morte de aves a enchentes e caos no trânsito

Audiência pública discutiu construção de prédios na região do entorno do Parque Estadual do Prosa