O Dia Internacional do  é comemorado nesta terça-feira (24) de abril tem o objetivo de homenagear e incentivar o cultivo e consumo de um dos cereais mais nutritivos do mundo.

O milho tem diversos benefícios para o ser humano e os animais, como: proteger as células, reduzir os níveis de colesterol, prevenir problemas cardíacos e controlar a taxa de açúcar no sangue, por exemplo.

Pensando nisso, o MidiaMAIS separou uma receita deliciosa de pamonha caipira para celebrar a data de hoje do jeito certo. Aproveite que já estamos em clima de festas juninas e faça esse preparo na sua casa.

Ingredientes

  • 8 espigas de milho verde com palha
  • 1/2 xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo – pamonha caipira

Corte a extremidade das espigas com uma faca. Limpe as espigas e reserve as palhas maiores e melhores para embrulhar as pamonhas. Em uma panela, leve ao fogo o leite e a manteiga até derreter. Reserve

Com uma faca, retire os de milho das espigas. Reserve os sabugos. Bata os grãos no liquidificador até obter um creme (coe se necessário).

Adicione essa mistura ao leite reservado, acrescente o açúcar, o sal e mexa bem. Passe as palhas reservadas em água fervente por alguns segundos. Separe duas palhas para cada pamonha.

Pegue a primeira, dobre as laterais e a ponta, formando um saquinho. Encha o saquinho com o líquido da pamonha e cubra com a outra palha, dobrando as laterais e a ponta. Amarre as extremidades, de canto a canto, com um barbante.

Coloque as pamonhas em uma panela com água, uma a uma, e cubra com os sabugos reservados. Mantenha no fogo por 1 hora ou até a palha ficar bem amarelada.


Fale com o MidiaMAIS!

Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e TikTok. Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.