O mês junino já está quase no fim mas isso não impede que as receitas típicas das festas juninas não possam ser feitas na segurança da sua casa. A paçoca rolha é muito consumida no país e está presente também nas festividades juninas. Você sabia que a paçoca é feita à base de amendoim torrado e triturado, farinha de mandioca e açúcar?

A receita do bolo com paçoca rolha é fácil de fazer e certamente irá agradar pelo sabor e pelo aroma presente do amendoim! Coberto com um brigadeiro feito com leite condensado, paçoca e creme de leite, é impossível não amar este bolo!

Confira abaixo todos os detalhes para fazer este delicioso bolo para aí em sua casa:

Ingredientes

Massa do bolo

  • 3 ovos
    ¾ xícara de óleo (180 mililitros)
    1 xícara de leite integral
    1 xícara de açúcar (160 gramas)
    2 xícaras de farinha de trigo (280 gramas)
    1 colher de sopa de fermento em pó químico
    5 paçoca rolha esfarelada

Cobertura do bolo

  • 1 lata de leite condensado (395 gramas)
    1 caixa de creme de leite (200 gramas)
    5 paçoca rolha esfarelada para misturar no creme
    4 paçoca rolha esfarelada para decorar

Modo de Fazer

Receita junina de bolo com paçoca de rolha
(Reprodução, TudoReceitas)

Pré aqueça o forno a 200 graus. Unte e enfarinha uma forma com furo central (de 20 a 22 cm de diâmetro) e reserve. No liquidificador bata os ovos, o óleo, o leite líquido, o açúcar e a paçoca esfarelada até a mistura ficar homogênea.

Dica: Para garantir que seu bolo ficará fofo e assará perfeitamente, use todos os ingredientes em temperatura ambiente.

Num bowl, peneire a farinha de trigo e junte os ingredientes líquidos batidos. Com a ajuda de um fouet, misture tudo até a massa ficar lisa e homogênea. Adicione o fermento em pó, misturando delicadamente.

Distribua a massa na forma untada e enfarinhada e leve ao forno pré aquecido a 200 graus durante 40 minutos, aproximadamente, ou até passar pelo teste do palito.

Quando o bolo estiver pronto, retire do forno e deixe esfriar para ser desenformado.

Enquanto o bolo assa, prepare a cobertura para bolo de paçoca. Leve ao fogo baixo numa panela, o leite condensado e a paçoca esfarelada. Fique mexendo sempre até chegar no ponto de brigadeiro e começar a soltar do fundo da panela.

Acrescente o creme de leite, misturando bem até ficar homogêneo.

Desenforme o bolo e cubra com o brigadeiro mole de paçoca. Polvilhe paçoca rolha esfarelada e sirva a seguir ou após gelar na geladeira. Sirva em seguida.