Para neta que avó não conheceu, strogonoff é herança de amor que une gerações

O amor é o melhor tempero

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O amor é o melhor tempero

Mulheres! São capazes de, por simples atos, afetar gerações. A cada dia elas se tornam mais empoderadas, mas esse poder elas sempre tiveram. O de amar através de ações. E cozinhar é um deles. A relações públicas Simoní Neto Monteiro, de 33 anos, aprendeu a preparar um prato clássico e adorado por muitos ‒ o strogonoff ‒ com a mãe, que agora é o preferido da filha.

Esta história tem quilos de amor e pitadas de peças do destino. Há sete anos, no mês de agosto, a mãe de Simoni cozinhou para ela pela última vez no dia de seu aniversário. Ela até pediu uma panela emprestada para filha para fazer lagarto recheado.

No dia seguinte a mãe foi devolver a panela. “Ela deixou a panela na minha casa, por sinal cheia de bombons. Meia hora depois meu pai me ligou dizendo que estava a levando para o hospital”, relembra Simoní. Sua mãe teve um AVC (acidente vascular cerebral) fatal. Mas o destino não parou por aí. No ano seguinte, alguns dias antes de completar um ano da morte da mãe, nasceu sua filha Maria Beatriz. Tudo aconteceu em agosto, com amor a gosto. Ou seja, muito amor.

Destas experiências, Simoní tem na cozinha um de seus lazeres preferidos e compartilha este gosto pelo perfil Cozinha da Ní no Instagram. Confira o relato de Simoní e a receita de strogonoff.

“Impossível falar da minha mãe sem que isso me remeta à cozinha. Acho que era a forma que ela mais gostava de nos amar, fazendo pratos e guloseimas que enchiam nosso paladar de alegria. Ela sempre gostou da casa dela cheia, da mesa cheia ‒ com pessoas e comida e, diga-se de passagem, muita comida!. Engraçado que eu sempre falava para ela: ‘Mãe, para que esse exagero de comida! Parece que tá cozinhando para um batalhão!’. E hoje eu que sou a mãe, e, simplesmente, amo minha casa cheia e fazer comida para um ‘batalhão’, mesmo que esteja só meu marido, minha filha e eu rsrsrs.

Um dos pratos que eu mais gostava que minha mãe fazia era o estrogonofe de carne, que só de lembrar parece que sinto até o cheiro dos temperos dela. E, acreditem, hoje sou eu quem faço para minha filha e é um dos pratos favoritos dela.”

Strogonoff de Carne

Ingredientes

Foto - arquivo pessoal

– 1kg de filé mignon cortadinho em cubinhos pequenos (ou uma carne magra tipo patinho);
– 1 sachê de molho de tomate;
– 2 colheres de sopa de ketchup;
– 2 colheres de sopa de mostarda;
– 1 cebola ralada (ou picada);
– 4 dentes de alho amassados;
– 1 creme de leite;
– 2 colheres de amido de milho dissolvidas em uma xícara de leite;
– sal à gosto;
– cheiro verde a gosto

Modo de preparo

Para começar eu tempero a carne pelo menos uma hora antes, coloco os dentes de alho amassados, orégano, salsa desidratada, 4 folhas de louro, suco de 1 limão e um pouquinho de vinagre. Enquanto o tempero curte, vou ralando a cebola e cortando o cheiro verde. Coloque numa panela bem quente 5 colheres de sopa de azeite ou óleo, refogue a cebola e jogue a carne com todos os temperos. Refogue bem a carne e quando ela começar a soltar água coloque o sal a gosto. Coloque uns 3 copos de água bem cheios e deixe cozinhar para amolecer a carne. A dica é não deixar a carne secar muito, quando sentir que já está macia, coloque o sachê de molho de tomate, o ketchup e a mostarda e deixe apurar o molho. Se precisar, coloque mais água até cobrir um pouquinho a carne. Deixe ferver e adicione o amido de milho dissolvido no leite. Espere engrossar e desligue. Adicione o creme de leite, champignon e o cheiro verde bem picadinho, mexa bem e sirva com arroz, batata palha e uma salada.

Conteúdos relacionados