MidiaMAIS / Culinária

Em busca da parmegiana perfeita, casquinha crocante e molho incrível são ideais

Receita do MidiaMAIS para esta segunda-feira

Daiane Libero Publicado em 09/05/2016, às 11h26

None
receita-de-arroz-de-forno-a-parmegiana.jpg

Receita do MidiaMAIS para esta segunda-feira

Um queijo derretido e borbulhante por cima, anuncia o molho vermelho e bem temperado por baixo. Esse molho "esconde" uma carne macia revestida com uma casquinha empanada crocante e saborosa, muitas vezes sequinha da fritura mas que acaba ficando úmida com o molho que explode em sabores na boca. Essa é uma descrição "poética" de um prato extremamente apreciado pelos brasileiros: o bife à parmegiana. 

O nome é de origem italiana e vem do termo "parmigiana", que se relaciona à cidade de Parma, na Itália. O nome é atribuído inicialmente ao queijo usado na sua preparação, o queijo parmesão. Porém, esse prato mão existe na região de Parma. Ele é uma influência direta dos italianos sobre a culinária brasileira, mais especificamente a comida paulista, que se alastrou pelo Brasil. 

Para a chef de cozinha Maria José Bezerra, o prato é muito saboroso e tem uma junção interessante de várias texturas. "Temos a maciez da carne, que também pode ser um filé de frango além da opção bovina, temos a acidez do molho de tomate e demais condimentos como cebola, alho, manjericão, e temos aquele 'puxa' do queijo, sendo o mais usado a mussarela, embora eu recomende utilizar um queijo de maior qualidade", acrescenta. Outra dica é cobrir o queijo gratinado, assim que o bife sai do forno, com um pouco de molho por cima logo antes de servir. "Dá mais umidade ainda e mais sabor", indica.

Milanesa é o segredo da parmegiana / Foto: Cooking/Divulgação

Para o MidiaMAIS ela indica uma receita de parmegiana completa. Confira. 

Filé à parmegiana

INGREDIENTES: 
– 300 g de filé mignon cortado em bifes não muito finos
– 2 ovos inteiros
– 3 colheres de sopa de leite
– sal e pimenta a gosto
– 2 latas de molho de tomate pelado
– 1 alho e meia cebola picados
– 200g de queijo parmesão fresco
– 1 ramo de manjericão
– 1 xícara de farinha de rosca
– 1 xícara de farinha de trigo
– Óleo para fritar. 

MODO DE PREPARO:
Tempere os bifes com pimenta e sal à gosto e reserve. Em uma panela, frite o alho e a cebola até dourar e jogue o molho de tomate. Coloque o manjericão. Espere os tomates se dissolverem para encorpar o molho, e reserve. Em um prato raso, coloque a farinha de rosca misturada com a farinha de trigo. Em outro, bata os dois ovos, acrescente o sal e um pouco da pimenta, e misture o leite. Passe o bife primeiro na mistura de farinhas, depois na de ovos, depois na de farinhas e frite em óleo bem quente. O ponto é quando a casquinha estiver bem dourada. Deixe o bife descansar por alguns segundos em papel toalha. Monte os bifes fritos em um refratário, jogue o molho de tomate por cima, salpique queijo parmesão até cobrir e gratine no forno. 

Fale com o MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie um e-mail pra gente com a sua sugestão para [email protected].

Jornal Midiamax