Confira a receita desta segunda-feira (18)

 

Alternativa ao preço de feijão, caldo de lentilha é nutritivo e esquenta de verdadeCom o preço elevado do feijão, que anda assustando muita gente, outras leguminosas e grãos começaram a ser vistos como alternativa na hora de fazer par com o arroz do nosso cotidiano. A lentilha é uma dessas alternativas para poder variar o grão, e de quebra, acaba sendo uma opção muito nutritiva e saborosa para se levar à mesa. “Tem gente que só come lentilha no ano novo e na verdade não deveria ser assim pois a lentilha é rica em fibras que melhoram a absorção de gordura, além de ter baixa caloria e combater a diabetes”, indica a nutricionista Larissa Bastos. 

Ela afirma que a lentilha é ótima para quem está de dieta sob a forma de uma sopa com cenoura, cebola e alho poró, por exemplo, mas quem não está precisando emagrecer pode optar por servir um caldo de lentilha com carnes defumadas como calabresa e bacon. “A gordura dessas carnes é a única que você colocará no caldo, para não carregar esse grão maravilhoso com muita gordura e prejudicar as propriedades saudáveis da lentilha. Se você não quiser a carne, invista em legumes como abobrinha e até mesmo tomate e faça uma sopa”, acrescenta. 

 

Lentilha precisa ser deixada de molho antes de seu cozimento / Foto: Na Minha Panela/Divulgação

 

Uma dica importante sobre o cozimento da lentilha é que ela deve ser deixada de molho na água pelo menos duas horas antes do cozimento. Todos os grãos contém ácido fítico (um ácido orgânico no qual o fósforo é ligado) em sua camada mais externa. O ácido fítico pode-se ligar ao cálcio, magnésio, cobre, ferro e especialmente ao zinco no trato intestinal e bloquear a sua absorção. É por isso que uma dieta rica em grãos integrais não fermentados pode levar a sérias deficiências de minerais e perdas ósseas. 

Outra dica é jamais cozinhar a lentilha na panela de pressão. Seu grão é totalmente fino e pequeno, e cozinhá-la na pressão pode fazer com que ele “desapareça” e fique muito mole. A lentilha cozinha em cerca de 20 minutos normalmente em uma panela com água. Confira então uma receita de caldo de lentilha abaixo, para aquecer neste tempinho frio. 

Caldo de lentilha

INGREDIENTES

– 2 xícaras de lentilha deixada de molho previamente por 2 horas
– 1/2 cebola e dois dentes de alho picados
– 1 colher de shoyu (molho de soja)
– 2 calabresas picadinhas
– 100g de bacon picado
– Pimenta preta e sal a gosto

MODO DE PREPARO

Frite a calabresa e o bacon até dourar e reserve. Na frigideira doure o alho e reserve. Depois coloque a cebola para fritar e assim que ela murchar coloque o shoyu. Reserve. Cozinhe a lentilha e junte tudo em uma panela tipo caçarola. Coloque a pimenta e o sal, e espere o caldo engrossar um pouco. Sirva bem quente.

Fale com o MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie um e-mail pra gente com a sua sugestão para [email protected].