Anésia Okumoto, dona do local, também foi o nome por trás de restaurantes icônicos

 

 

O casarão na Rua Dom Aquino, que já abrigou um charmoso restaurante espanhol, agora é o destino daqueles que procuram os cardápios tradicionais da cidade, daqueles que facilmente encontramos, por exemplo, na Feira Central. Até porque era lá que funcionava o restaurante Anésia, o estabelecimento que agora ocupa o espaço desde abril.

Além de delicioso sobá e tempurá, restaurante Anésia guarda história na cozinhaO novo endereço, portanto, é apenas um toque de sofisticação do antigo, mas sem perder a essência e, principalmente, o tempero, que é garantido por Anésia Okumoto, 64. Ela, sim, é patrimônio da cidade, e você vai saber já porque.

O cardápio do Anésia traz desde o bom e velho ‘Sobá', que todo campo-grandense adora, até uma receita especial de risoto. O ‘Tempurá', aquele prato com vegetais empanados, ganhou status de carro-chefe da casa. Mas, nada se compara com o delicioso (e generoso), pelo menos para o paladar da reportagem, ao ‘Peixe com Vegetais na Chapa'. Repleto de vegetais refogados e filé de linguado, o prato individual é reforçado, serve tranquilamente duas pessoas. É tão farto que vai fazer você voltar com marmita para casa. “É até bom, porque o sabor apura e no outro dia fica mais gostoso”, brinca Cesar Okumoto, irmão e sócio de Anésia.

Sobá da Anésia tem sabor divino (Guilherme Cavalcante)

 

Ele conta que a ideia de investir no local surgiu após o prédio ficar disponível. “Estamos aqui desde abril, com essa objetivo de oferecer o mesmo que a barraca Anésia oferecia, mas com um toque a mais, com climatização, dois ambientes, e por aí vai. Não é que ‘gourmetizamos' nosso cardápio, só estamos oferecendo o produto que todo mundo já conhece, mas num ambiente mais agradável”, explica Cesar, lembrando que a barraca original ainda funciona na Feirona, mas sob nova direção. O nome de lá provavelmente irá mudar.

Patrimônio da cidade

É na cozinha, no entanto, que a joia rara do restaurante se esconde. Ou melhor: trabalha. A mulher por trás das delícias oferecidas pelo local tem mais de 40 anos de experiência no ramo de alimentação, história que se confunde até com a história de .

Anésia já foi proprietária de points famosos da cidade, como o restaurante Texaco, que ficava na esquina da Rua 26 de Agosto com Avenida Calógeras. “Pergunta para a sua mãe que ela vai lembrar”, diz a cozinheira. Também foi sob o comando dela que o Hinomaru Karaokê, outro lugar icônico do passado da cidade, na Rua Antônio Maria Coelho, funcionou.

Quando for ao Anésia, não deixe de provar o Peixe com vegetais na chapa e o delicioso Tempurá (Guilherme Cavalcante)

 

Tímida, modesta e com poucas palavras, Anésia contou sua história de forma breve. Foi Cesar que ampliou o currículo da irmã. “Ela vendeu a barraca da feira e não sabia no que investir. Também não sabe ficar parada. Então eu entrei com ela nesse projeto, que está se desenvolvendo. Em breve vamos ter um novo cardápio, com os mesmos pratos e mais algumas novidades”, revela.

O Anésia funciona diariamente, das 18h30 às 23h, mas também está de portas abertas aos domingos no horário de almoço. A diferença, entretanto, é que o sistema é self-service, e com preço generoso: R$ 32,53 o kg. “No domingo temos um cardápio variado, para atender a todos os gostos, mas o tempero continua sendo o da Anésia. Ou seja, é comida boa”, conclui César.

Serviço – O restaurante Anésia fica na Rua Dom Aquino 2055, no Centro de Campo Grande. Também faz delivery para região central. O contato é (67) 3022-1143.