Pular para o conteúdo
Comportamento

Dia Mundial da Felicidade: psicóloga de MS dá dicas para se sentir feliz em meio à pandemia

Neste Dia Mundial da Felicidade, psicóloga de Campo Grande explica efeitos da pandemia e dicas de como adotar a felicidade na rotina.
Arquivo -

O Dia Internacional da Felicidade é comemorado neste sábado (20). A comemoração foi instituída em 2012 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de reconhecer a relevância da felicidade e do bem-estar das pessoas do mundo. Inclusive, a ONU promove anualmente o Relatório Mundial da Felicidade para analisar os 156 países do mundo quanto ao seu estado de felicidade. Em 2020, o Brasil ocupava a 32ª posição. Em tempos de crise devido a do coronavírus, o sentimento de felicidade se mostra cada vez mais distante da realidade brasileira. Por isso, o MidiaMais convidou uma psicóloga para explicar como a pandemia está afetando a vida das pessoas e como elas podem superar esses sentimentos no seu dia a dia.

Nossa convidada de hoje é a psicóloga Liane de Assis Pfeifer, Gestalt-terapeuta especialista em saúde mental. De acordo com a especialista, a pandemia afetou as pessoas de diversas formas. Porém, o maior efeito foi o desequilíbrio emocional causado por incertezas, reforçadas pelo medo da doença, conflito de ideias, insegurança do desconhecido, impotência diante de uma situação incontrolável e não existir perspectivas de solução em prazo estipulado. Se identificou com algum desses fatores?

“Esse desequilíbrio foi propiciando o surgimento de graves alterações emotivas, redundando em doenças de toda ordem, tanto do lado emocional como a depressão, crises de ansiedade, pânico, quanto à somatização [representação física do desequilíbrio psicológico] de doenças orgânicas, hipertensão, diabetes, entre outras”, contou a psicóloga.

Liane também explica que reconhecer os sentimentos negativos, acolhê-los, entendê-los e colocá-los na sua real importância, é uma forma de aprender a lidar com eles. Trabalhar os sentimentos negativos é uma prática de extrema importância para que eles não se tornem gatilhos para angústias, frustrações e medo. Além disso, a felicidade é uma construção individual.

“Não existe uma fórmula única para criar ou induzir à felicidade. O que existe são visões de vida, enfoques e atitudes individuais para criar a própria felicidade. O otimismo, sentimentos bons diante das situações vivenciadas, a realidade e circunstâncias de cada um, passam, obrigatoriamente pela busca de pensamentos positivos que o indivíduo busca” afirma a especialista.

Práticas para a felicidade

Como dito anteriormente, o sentimento de felicidade é uma construção diária consigo mesmo. Assim, a psicóloga explica que olhar para si com leveza, amor, carinho e respeito contribui para o bem-estar e autoaceitação. Abaixo, listamos algumas práticas que geram felicidade, mesmo em tempos tão complicados:

  1. Faça o que você gosta;
  2. Teste novas atividades que tragam sentimento de prazer;
  3. Tenha contato, mesmo virtualmente, com amigos e familiares;
  4. Se desconecte de que não geram satisfação;
  5. Busque o contato com a natureza;
  6. Faça exercícios físicos;
  7. Tenha boas noites de sono;
  8. Mantenha seus espaços organizados.

Essas são apenas algumas das práticas que podem contribuir para a sensação de bem-estar, mas você pode adotar aquelas que mais agradam. O importante é saber reconhecer seus sentimentos, manter o cérebro sempre ativo a novos conhecimentos e desafios, bem como praticar atividades que te fazem bem. A felicidade está na caminhada, não no destino.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Jovens denunciam pai de santo por drogar e abusar sexualmente em terreiro de Campo Grande

Por um trânsito mais seguro, projeto social faz oração na Avenida Afonso Pena

Ary Fontoura diz que ‘cumpriu sua tarefa’ ao citar relacionamentos

Empreendedores e agricultores já podem se inscrever para vender no mercado da UFMS

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Enchentes e deslizamentos matam 17 pessoas na Coreia do Sul

Últimas Notícias

Sem Categoria

Eduardo Bolsonaro diz que não vai renunciar ao mandato de deputado

Licença do parlamentar, que está nos EUA, termina neste domingo (20)

MidiaMAIS

Com R$ 30 mil em prêmios, Festival Universitário da Canção UFMS abre inscrições

Interessados devem se inscrever em apenas uma de 3 categorias: Canção Popular Regional, Canção Popular Urbana e Canção de Câmara

Brasil

Além de proibir de entrada nos EUA, autoridades brasileiras podem ter bens confiscados

Lei Magnitsky prevê sanções como bloqueio de bens , sejam imóveis ou ativos financeiros nos EUA e países aliados

Mundo

Novo ataque perto de centro de distribuição de alimentos deixa 73 mortos na Faixa de Gaza

Disparos israelenses próximo a centros de distribuição de alimentos se tornaram rotina