Das relações pessoais até o mundo corporativo, de que forma a tecnologia influencia o que nos rodeia?

Capaz de alterar e até aprimorar tudo o que toca, a transformação digital veio revolucionar desde setores como a cultura e a educação até o próprio dia a dia dos brasileiros e a forma como estes se comportam e se relacionam. Também o mercado corporativo sentiu o impacto destas mudanças e, por isso, empresas de todos os […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Capaz de alterar e até aprimorar tudo o que toca, a transformação digital veio revolucionar desde setores como a cultura e a educação até o próprio dia a dia dos brasileiros e a forma como estes se comportam e se relacionam. Também o mercado corporativo sentiu o impacto destas mudanças e, por isso, empresas de todos os segmentos vêm passando por uma verdadeira reinvenção tecnológica.

 

Reconhecido como um país-chave no que diz respeito à evolução associada ao desenvolvimento e à tecnologia, no decorrer dos anos o Brasil vem apostando em diversas empresas de base tecnológica para acelerar o seu progresso. De acordo com o Tech Report 2019 — uma pesquisa desenvolvida pelo Observatório da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) —, mais de 4% do PIB do país corresponde a este setor, o que se reflete numa receita de cerca de R$ 301,7 bilhões e mais de 12 mil startups espalhadas pelo território nacional.

De fato, o crescimento da tecnologia no Brasil é inegável. Prova disso foram os dados divulgados na pesquisa “Mercado Brasileiro de Software e Serviços”, que, além de comprovarem que a evolução brasileira neste setor é superior à da média global, também revelaram que, somente em 2018, o crescimento do segmento foi equivalente a quase 10%. Também grandes consultorias, como a Deloitte, vêm explorando este tema e, de acordo com a mesma, 74% dos empresários em cargos de gestão afirmam ter interesse em aderir a novas ferramentas tecnológicas.

 

A transformação da comunicação

Se a popularização da tecnologia veio alterar a visão do país em relação ao seu progresso, os brasileiros também estão cada vez mais ligados a este universo. Com mais de 130 milhões de usuários na internet, o Brasil não se divide e, de acordo com o estudo TIC Domicílios 2019, tanto a zona urbana como a rural do país apresentam uma elevada percentagem de usuários. Entre os principais aparelhos utilizados encontra-se o smartphone, preferido por 99% dos usuários para acessar a internet, seguido dos computadores e dos tablets.

Com uma presença tão forte na vida da população, é inevitável que a tecnologia impacte vários domínios da nossa existência, incluindo o comportamento e a forma como nos relacionamos. Na verdade, o ser humano por si só é uma espécie influenciada pelo que a rodeia, o que se reflete em evidentes mudanças nos seus costumes e, principalmente, na forma de se comunicar.

Foto: Unsplash

 

De fato, como consequência da democratização da internet, também o acesso a qualquer tipo de informação, bens e serviços foi simplificado. Além disso, a conexão entre brasileiros nunca mais foi a mesma, e graças ao mundo online os seus relacionamentos foram cada vez mais segmentados. O maior exemplo disso situa-se nas redes sociais criadas para diferentes propósitos — como é o caso do LinkedIn, no qual a abordagem é formal e está relacionada com o meio de trabalho; o Facebook, que se direciona às famílias e grupos de amigos; o Zoom, que funciona como elo de ligação entre pessoas através de chamadas de vídeo; e até mesmo o Twitter, que fez crescer a sua comunidade por meio do compartilhamento de opiniões e experiências.

As interações entre as pessoas moldaram-se a uma realidade tecnológica que reinventou a própria concepção do que é comunicar, tornando o diálogo mais ágil, vivo e cativante. Desta forma, empresas de tecnologia têm trabalhado em prol de humanizar ao máximo a comunicação através do meio digital. Entre as principais tendências neste universo destacam-se os robôs de telepresença, equipamentos capazes de se mover que permitem às pessoas simularem estar presentes em diferentes ambientes, e a realidade assistida, um sistema que possibilita alterações de diferentes percepções de maneira a aproximar as pessoas da realidade física.

 

Empresas atraídas pelos benefícios do online

Reduzir custos, automatizar o trabalho e melhorar os processos de tomada de decisão são apenas alguns dos benefícios das empresas que aderiram à tecnologia e optaram por transformar o seu modelo de negócios em conformidade com a realidade digital vivida nos dias de hoje.

A tecnologia veio para ficar e ultrapassou o domínio da vida pessoal, chegando ao meio corporativo, universo que viu nestas ferramentas uma oportunidade de crescer e de gerar benefícios de dentro para fora. De modo geral, quando se alia a tecnologia a uma empresa, existem vantagens comuns das quais não se consegue, nem se quer, escapar: crescimento da produtividade, desenvolvimento da comunicação interna, agilização dos processos e um claro aumento na segurança.

Foto: Pexels
Foto: Pexels

 

Por isso, empresas de diversos setores reinventaram o seu modelo de negócios, direcionando-o para a internet, fazendo nascer as lojas online. Uma das formas preferidas dos brasileiros para fazer compras é conhecida como e-commerce, e só em 2019 este segmento cresceu quase 23% no Brasil de acordo com a pesquisa NeoTrust.

Nesse sentido, várias foram as empresas que aderiram ao online e melhoraram a forma de se conectar a seus clientes. Entre elas destaca-se o Magazine Luiza, uma das maiores empresas de varejo brasileira, que passou as suas vendas para a internet criando a sua própria equipe de programadores e possibilitando uma harmonia entre as lojas físicas e a digital. Por outro lado, também o mercado financeiro se rendeu ao digital e o conceito de investimento passou a ser mais simples graças à possibilidade de executar trading de forex, commodities e até índices a partir de sua casa através de plataformas como a IronFX. Além disso, a migração deste setor para o online também se destacou por desenvolver a literacia financeira dos investidores por meio de seções de notícias e educação.

O setor da saúde e do bem-estar também se rendeu ao mundo digital. Exemplo disso é a empresa de dispositivos médicos Víncula, que, fruto da sua reinvenção no virtual, foi capaz de melhorar a sua relação com o cliente e incrementar a qualidade dos seus serviços. Por fim, a empresa norte-americana de nutrição WW também viu no digital a sua oportunidade de crescer e, por isso, lançou inúmeras novidades no online, com destaque para os seus novos produtos e para a criação de um aplicativo.

Com efeito, consequência da extensão da tecnologia a todos os domínios da vida, a população encontra-se na constante influência da inovação e das vantagens que ela traz. Porém, é importante relembrar que, assim como o homem é influenciado e se adapta a esta nova realidade, também o crescimento da tecnologia surge da necessidade humana.

 

Conteúdos relacionados

onlyfans
senhas Bioparque Pantanal