Desfile será no dia 12 de fevereiro, segunda-feira de Carnaval

Dedê Cesco, Paulo Machado e Marlon Liborio. Os três renomados chef's de cozinha de Mato Grosso do Sul irão desfilar no Carnaval 2018, com direito a destaque em carros alegóricos na escola de samba do Rio de Janeiro União da Ilha do Governador.

Neste ano, o samba enredo da escola carioca homenageia a  brasileira, com o tema “Brasil Bom de Boca”, e para compor o time da União da Ilha, chef's de todo o País foram convidados a atravessar a Sapucaí. Dedê e Marlon desfilam no carro alegórico que representa o Cacau, enquanto Paulo irá no carro com a temática Boteco.

“Tudo está relacionado aos ingredientes que fazem a gastronomia brasileira, então nos carros existem componentes que representam estes elementos”, explica Dedê Cesco, profissional com 30 anos dentro do mercado da gastronomia de MS.

O convite para desfilar chegou primeiro ao chef Paulo Machado, através da chef do Rio de Janeiro Flavia Quaresma, que ficou responsável em selecionar profissionais da gastronomia de todos o Brasil para desfilarem pela escola de samba.

A partir deste convite, os sul-mato-grossenses convidaram outros 23 amigos do Estado para também marcarem presença na Sapucaí, desfilando na ala da Feijoada pela União da Ilha. “Nesta ala, temos também cinco pessoas que são cariocas, mas que moraram em MS. São amigos que conhecem nossa trajetória”, conta Dedê.

Como o grupo não terá condições de participar dos ensaios da escola no Rio de Janeiro, os chef's resolveram “mexer o doce” por aqui mesmo, com encontros esporádicos para treinar o samba no pé e deixa o samba enredo na ponta da língua.

Mas tirando o glamour do Carnaval, o convite representa muito mais do que a emoção por desfilar em uma grande escola de samba do Rio de Janeiro. “Isso é muito importante para a gastronomia de MS, fazemos parte do cenário nacional, existimos. E esse convite é uma constatação disso”, pontua Dedê.

E, claro que além do prestígio, os chef's estão aproveitando a oportunidade com muita alegria.  “É uma emoção muito grande, estou tomada de uma alegria sem tamanho de ver a gastronomia do meu Estado cada vez mais valorizada. Quando o puxador gritar o samba enredo, sei que vou chorar, me arrepiar, vai ser lindo”, diz Dedê.

Quando o assunto é o samba enredo, Dedê garante que ele está na ponta da língua. “A letra do é belíssima, conta toda a história cultural do Brasil, dos elementos que compõem a gastronomia do nosso País”, explica.

E em seguida declama: “Juntando a fome com a vontade de vencer… Eu e você uma receita impossível de esquecer, duas pitadas de amor, eu e você, na vontade de vencer”.

Sobre as fantasias dos chef's que vão nos carros alegóricos, a escola ainda faz suspense e pediu que os participantes não divulguem nada por enquanto. Mas Dedê adianta: “”Está linda”, comenta.

O desfila da União da Ilha do Governador será no dia 12 de fevereiro, na segunda-feira de Carnaval, no sambódromo do Rio de Janeiro. A previsão é de que a escola de samba seja a terceira a desfilar.