Truques caseiros podem ser verdadeiros aliados

O chá de gengibre que as nossas avós teimavam em nos dar quando éramos crianças e ficávamos doentes não era, afinal, pura teimosia. Antes da chegada dos mil e um medicamentos antigripais e destes ocuparem um vasto espaço televisivo com anúncios publicitários sem fim, eram as receitas caseiras a forma mais eficaz de combater uma .

Das muitas receitas caseiras que podem ser usadas nesta fase do ano em que as gripes e constipações saltam de casa em casa, algumas assumem-se como altamente eficazes e capazes de atenuar os sintomas mais comuns destes problemas sazonais e até mesmo travar a ação do vírus e da bactéria responsáveis pela doença.

O óleo de orégano, por exemplo, é um antiviral, antibacteriano e um anti-inflamatório natural e, por isso, é um aliado nesta época de gripes em que o sistema sistema imunológico é quem mais perde.

Gripou no carnaval? Confira receitas naturebas que ajudam a driblar sintomas

As pastas de menta (compradas na farmácia ou feitas em casa) que são aplicadas no peito e nas costas ajudam mesmo a respirar melhor e o chá de gengibre atenua a sensação de enjoo. Além disso, o gengibre é um anti-inflamatório e um escudo protetor para o sistema imunológico, deixando-o mais capaz de responder à ação do vírus.

Quando o objetivo é ‘matar' todos os agentes causadores da gripe ou constipação – como as bactérias que se apropriam das vias respiratórias –, a sopa de alho pode ser a melhor opção, visto que se trata de um preparado antibacteriano, mas também antiviral.

Mais agradável ao paladar e destinado para qualquer altura do dia, o chá de limão, mel e canela é uma verdadeira ‘bomba' antigripe, não fosse juntar três dos ingredientes que melhor fazem à saúde e melhor preparam o organismo para combater contra radicais livres. Segundo o Bustle, a junção de mel e limão é altamente benéfica para o sistema imunológico e a canela é uma aliada no combate à febre.