Existem vários tipos de pais, uma definição para cada um e várias analogias que podem ser aplicadas. Que tal classificar os pais como linguagens de programação?

Até os leigos em informática sabem, ou têm uma vaga ideia, de que as aplicações que rodam nos computadores e na internet são desenvolvidas com intermináveis linhas de código.  Cada programa ou aplicativo é escrito obedecendo a um certo método padronizado que dá instruções dos comandos executados pelo usuário a um computador. A este conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador é dado o nome de linguagem de programação.

Assim como a linguagem falada tem diversos idiomas, como o Português, Inglês, Alemão, Francês, Chinês, etc., há inúmeras linguagens de programação. A equipe da Ironhack, escola de programação presente em 7 países, elaborou uma lista com estilos de pais e as linguagens de programação correspondentes.

Vai vendo!

Pai Workaholic (Java)
Trabalha incansavelmente para você

Seu pai é aquele que trabalha muitas horas por dia e, aos finais de semana, não pára um minuto? Saiba que esse estilo workaholic tem tudo a ver com a linguagem Java! Afinal, ele está em todos os lugares, de console de games a datacenters, de computadores de bordo em automóveis a dispositivos móveis, além de se destacar por atender a diversas demandas do mercado.

Pai Amigo (Linguagem C)
Sempre disponível para te dar conselhos

O seu paizão está sempre a postos para ajudar todo mundo e ser referência no que for preciso? Então, provavelmente, ele se parece com a linguagem C. Não entendeu? Por ser uma plataforma estruturada, ela facilita o processo de aprendizagem em programação, é referência para outras linguagens, além de ser simples, por contar com funções que auxiliam no desenvolvimento de sistemas. Resumindo: sua influência está presente em quase tudo o que você precisa fazer, assim como muitos pais.

Pai Hipster (Python)
Atualizado nas mais recentes tendências em moda e cultura

A linguagem de programação Python tem tudo a ver com aquele pai estiloso e antenado. Para começar, ela é multiplataforma e pode ser utilizada em sistemas operacionais diferentes. Por ser fácil de aprender, é perfeita também para iniciantes em programação, além de ser simples, porém, de alto nível!

Pai Educador (JS – JavaScript)
Te ensina tudo o que você precisa para se dar bem

Sendo uma linguagem desenvolvida para rodar no navegador do usuário e agora também em servidores, o JS atende às mais diversas demandas dos usuários, sendo possível desenvolver sites, aplicativos para smartphones, programas para desktop e controlar hardwares. É ou não é a cara daquele pai que é “pau pra toda obra” e vive ensinando tudo o que sabe?

Pai Disciplinador (Assembly)
Exige tudo de você

Uma das primeiras linguagens estruturadas de que se tem notícia, a Assembly é considerada difícil, já que depende totalmente do hardware para rodar. Além disso, o programador precisa conhecer a estrutura da máquina para utilizá-la. Esse nível de exigência é similar ao daquele pai que vive pegando no seu pé, não é mesmo?

Já que estamos falando de tecnologia, que tal dar uma olhada na lista de sugestões de presentes para os pais hipsters? Olha lá!


Fale MAIS!

O que você gostaria de ver no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelos telefones 67 99965-7898/3312-7422.

Siga a gente no Instagram: @midia_mais_