Pular para o conteúdo
Comportamento

Brasileiros buscam mais produtos e receitas online no inverno, diz Google

Itens que façam ‘vivenciar o inverno’
Arquivo -

Itens que façam ‘vivenciar o inverno’

Segundo a sabedoria popular moderna – e alguns especialistas em tecnologia –, o Google sabe tudo sobre a vida das pessoas. Sendo verdade ou não, a empresa mapeou as mudanças nos hábitos e no consumo dos brasileiros durante o inverno a partir das buscas que os usuários fazem no site e em suas respostas em uma pesquisa online. O estudo mostrou que a procura por compras no geral aumenta 10% durante a estação, assim como a busca por receitas na internet.

Aline Prado, analista do Google responsável pela pesquisa, explica que essa mudança está associada à necessidade do brasileiro de “criar” um inverno semelhante àquele que existe no seu imaginário. “A estação é um processo criativo para nós. Aqui tem região que nem faz tanto frio, mas todos querem viver o inverno como o que se imagina dele. Então, precisamos ‘comprar’ coisas que criem esse ambiente icônico”, explica.

Para o consultor Alberto Serrentino, da Varese Retail, outra explicação para a alta está associada à variação das temperaturas. Ele afirma que a chegada das frente frias levanta um alerta nas pessoas de que elas podem precisar de itens para enfrentar o frio. “Se o tempo virar, isso empurra as pessoas a comprar coisas novas. Como o online é a primeira fonte de pesquisa, quando elas sentem um impulso, é onde olham primeiro”, afirma.

Produtos

O setor do vestuário é um dos que aumenta seu faturamento e margem durante o inverno, como explica a analista Ana Paula Tozzi, CEO da AGR Consultores. As lojas de roupas infantis, por exemplo, têm um alta de 10% a 15% na estação. “Criança não leva roupa do inverno anterior. E além disso, os pais também criam esse imaginário de que no inverno você se veste melhor, fica mais . Por isso, as vendas desse setor aumentam”, explica.

Uma das evidências da maior preocupação do brasileiro com a vestimenta durante o inverno é que o Google concluiu que existem 60% mais vídeos de “looks” de frio do que de verão no YouTube. “Eles têm uma visualização maior e o conteúdo é melhor, mais criativo. As pessoas sentem a necessidade de comprar roupas e casacos de que não necessariamente precisam. Nas regiões Norte e Nordeste, por exemplo, não é tão frio, mas todos querem participar dessa vestimenta e acessórios invernais”, afirma Prado, do Google.

Além dos trajes, os brasileiros também se interessam pelas comidas típicas de inverno. Vinhos e fondue aparecem na pesquisa como alguns dos itens mais buscados. No entanto, a preferência por ficar em casa também aumenta durante a estação, o que causa uma alta de 10% a 15% nas vendas de comida delivery, segundo a analista da AGR.  “Embora os restaurantes fiquem mais vazios, já que as pessoas saem menos de casa, o ticket-médio aumenta. Os estabelecimentos lançam e preparam comidas especiais, que geralmente são mais caras”, explica.

Por outro lado, os supermercados aumentam suas vendas. De acordo com a pesquisa do Google, 15% dos entrevistados percebem aumento no valor das compras de comida, devido ao consumo maior durante o frio. Dados da Associação Brasileira de Supermercados mostram que as vendas aumentaram 7,58% em julho ante junho após três meses consecutivos de queda. O movimento de alta após recuo no mês de julho também foi observado nos anos de 2013, 2014 e 2015. 

A pesquisa também mostrou que as buscas por receitas na internet aumentam 10% nos meses mais frios, o que também se reflete na conta do supermercado. “As pessoas compram coisas mais supérfluas e também ingredientes mais elaborados”, afirma Serrentino, da Varese.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Acidente entre moto e carro deixa motociclista em estado grave

Alesp aprova reajuste no salário de Tarcísio e aumenta teto do funcionalismo

Motorista de carreta se contradiz em abordagem e polícia descobre 55 kg de cocaína

Embrapa: Custo de produção de suínos e aves sobe em abril em relação a março

Notícias mais lidas agora

Barroso dá ‘puxão de orelha’ e mantém ação de R$ 500 milhões contra o Consórcio Guaicurus

Na presença de acusado, testemunhas são ouvidas em caso de corredora atropelada em Campo Grande

Namorado é preso suspeito de feminicídio após mulher desaparecer em rio de MS

Arthur Elias convoca seleção para amistosos contra o Japão

Últimas Notícias

Polícia

Preso assaltante que espancou e roubou idoso em Três Lagoas

Durante a abordagem, o suspeito tentou fugir, mas foi detido

Esportes

Fortaleza só empata com o Bucaramanga e adia classificação na Libertadores

Acabou empatando sem gols na Arena Castelão

Cotidiano

Pane deixou sistemas do Governo do Estado indisponíveis nesta terça

Detran-MS, teve o atendimento suspenso em ao longo do dia

Brasil

PGR pede ao STF que condene os irmãos Brazão pelo assassinato de Marielle

O órgão reafirma que Chiquinho e Domingos Brazão foram os mandantes do crime