Pular para o conteúdo
Comportamento

Apaixonada pelo Natal, Telma mantém tradição da decoração com um espírito lúdico

Para a artesã, é importante manter o hábito do Natal
Arquivo -

Para a artesã, é importante manter o hábito do

A guirlanda na porta de entrada anuncia que o Natal está chegando. E na casa da artesã Telma Ferelli, 56 anos, os enfeites natalinos já tomam conta de toda a sala. Apaixonada por este clima de final de ano, ela sempre monta uma decoração cheia de lembranças e significados.

“Esses dias ouvi algo que faz muito sentido para mim, que cada objeto escolhe onde vai ficar, a gente é só um meio que vai conduzi-lo até lá”, diz Telma. E, de fato, ela arruma tudo com muito cuidado e sem pressa, e até ficar tudo arrumadinho, levam alguns dias. Mas Telma faz questão de colocar pessoalmente cada detalhe em seu devido lugar.

Um dos xodós de Telma é a árvore que ela mesma intitulou como “Por Onde Andei”, na qual a artesã pendurou, entre uma bola e outra, objetos e pelúcias que trouxe de viagens ou de lugares por onde passou. Cada pedacinho dela, de alguma forma, tem uma lembrança muito boa e uma história para contar.

Apaixonada pelo Natal, Telma mantém tradição da decoração com um espírito lúdico

A artesã é colecionadora de presépios e casinhas de Natal e por onde passa, traz um de recordação e para compor a decoração do próximo Natal. Na sala da casa dela, esses enfeites ocupam boa parte da parede.

Mais da metade da sala foi tomada pela decoração provisória e os móveis que antes faziam parte do espaço, precisaram ser ajeitados em outros cômodos da casa. Mas para Telma, tudo isso vale muito a pena.

“Essa coisa lúdica precisa ser preservada, se não cultivarmos os sonhos, o que mais vai nos sobrar neste mundo doido?”, questiona a artesã.

Família reunida

E neste ano, Telma tem um motivo mais do que especial para encher a casa de bolas, árvores, gliter e Papai Noel. Depois de muitos anos, a família Ferelli estará completa no Natal de 2017. Os cinco filhos, genro, noras e netos estarão juntos para a ceia. “Vai ser uma grande festa, muita brincadeira, bagunça, estou muito feliz, Natal é isso”, declara.

Mesmo com os filhos todos grandes – o mais velho com 34 e a caçula com 13 anos -, a artesã faz questão de manter vivo o espírito natalino e, inclusive, confeccionar alguns enfeites. No pé da árvore menor, uma boneca de pano negra, que ela mesma fez, vem com o vestido rosa combinando com as toalhas e outros detalhes da decoração.

Mas a obra de arte que ela mais está ansiosa para que seja usada é a árvore de natal feita de velcro, que ela fez para a neta de 5 anos, que vem do Ceará para passar a data com a vovó.

E junto de cada enfeite, Telma coloca os sentimentos que deseja para o próximo ano: paz, amor, perdão. “Acho que toda casa deveria ter enfeites e decoração”, ressalta.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Polícia encontra cova e continua buscas por corpo em mata no Parque dos Laranjais

Diagnosticado com TEA, professor formado na UFMS lança livro de crônicas sobre autismo

MS recebe Caravana das Juventudes para capacitar jovens e aprovar plano nacional

cpi interrupção

Com interrupção, oitiva do diretor-presidente da Agetran começa tumultuada na CPI do Consórcio

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

Corpo de mulher que desapareceu após briga com marido é encontrado em rio

Juíza nega pedido de David Chita e mantém ação por fraude no Detran-MS

eldorado

Disputa de R$ 15 bilhões em MS chega ao fim após acordo entre J&F e Paper Excellence

Últimas Notícias

Famosos

Nasce Zuri, filha de Ludmilla e Brunna Gonçalves: “Multiplicou o amor”

Nascimento da primogênita foi anunciado no Instagram das artistas, nesta quarta-feira (14)

Cotidiano

INSS alerta sobre perfil falso que promete acelerar liberação de reembolso nas redes sociais

INSS alerta para que a população desconfie de promessas fáceis e, em caso de dúvidas, busquem informações apenas pelos canais oficiais

Cotidiano

SES fará mapeamento da saúde em cidades da fronteira entre MS e Paraguai

Ação vai ajudar a identificar onde há falta de insumos, profissionais ou leitos

Transparência

Contra pedido de liberdade, MP diz que Frescura insistiu em corrupção mesmo investigado

Ueverton da Silva Macedo é apontado como um dos principais operadores de corrupção chefiado por Claudinho Serra (PSDB) em Sidrolândia