O da Imagem e do Som, unidade da Fundação de retorna com a programação presencial da Mostra de Cinema Francês em , que ocorrerá nos dias 20 e 21 de julho, às 19h. Evento é realizado em celebração o mês da queda da Bastilha na . Entrada é gratuita.

 “Aqui, a importância é dada aos filmes premiados em Cannes 2021 e também à homenagem ao falecido ator Jean-Louis Trintignan, que trabalhou com os grandes diretores da França. Vamos assim aos poucos alargando nossa cultura cinematográfica francófona”, diz a diretora da Aliança Francesa, parceria com o MIS, em Campo Grande, Marcia Saddi.

Para a coordenadora do Museu da Imagem e do Som, Marinete Pinheiro, “o cinema francês é sempre revelador, seja pela técnica ou pelos temas abordados”.

Na quarta-feira (20), será apresentado o curta-metragem “Indes Galantes” (2017), do diretor Clément Cogitore. Com duração de seis minutos, o curta traz a história do krump, uma dança nascida nos guetos negros de Los Angeles após os assassinatos de 1995. Clément Cogitore , através desta performance filmada no palco da Ópera Bastille, cria uma batalha entre a cultura urbana e a música de Rameau.

Ainda no dia 20 será exibido o longa “Z” (1969),do diretor Konstantinos Costa-Gavras; A duração é de duas horas e cinco minutos, numa co-produção entre França e Argélia. Nos anos 1960, em um país da bacia do Mediterrâneo, um deputado progressista é assassinado. O juiz encarregado do processo evidencia o papel do governo, do Exército e da Polícia neste assassinato. Adaptado do romance de Vassilis Vassilikos, ganhou o prêmio de interpretação de Jean-Louis Trintignant do Festival de Cannes 1969 e Oscar de melhor filme estrangeiro e melhor montagem em 1970.

“Z” foi o primeiro filme a ser indicado na categoria melhor filme estrangeiro no Oscar, em 1970. Recebeu, ainda, três outras indicações, nas categorias de melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro adaptado. No Festival de Cannes, em 1969, recebeu o Prêmio do e o de melhor ator para Jean-Louis Trintignant. Z também foi indicado à Palma de Ouro.

Já na quinta-feira (21) será exibido o longa-metragem “Indes Galantes” (2021), do diretor Philippe Béziat. Produção francesa com uma hora e 48 minutos de duração. É uma estreia para 30 dançarinos de hip-hop, krump, break, voguing…uma estreia para o diretor Clément Cogitore e para a coreógrafa Bintou Dembélé. E uma estreia para a Ópera de Paris. Fazendo dialogar com a dança urbana e canto lírico, eles reinventam juntos a obra-prima barroca de Jean-Philippe Rameau, As Índias Encantadoras.

Logo após as exibições haverá um bate-papo com a artista da dança Franciella Cavalheri, coordenadora do núcleo de dança da Fundação de Cultura de MS. 

Serviço

O MIS fica no 3º andar do Memorial da Cultura e da Cidadania Apolônio de Carvalho (Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro). Mais informações pelo telefone: (67) 3316-9146.


Fale com o MidiaMAIS!

Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok. Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.