As estudantes universitárias Hemilly Rayanne Correa da Silva, de 22 anos, e Aline Silva Vieira, de 20, lançaram nesta segunda-feira (8) a produção documental “Entre Parágrafos e Terra Vermelha – A Leitura no ”. O documentário de 42 minutos foi postado no canal Pastel , mantido pelas autoras no Youtube. Dentre os entrevistados estão alunos, professores e autores que vivenciam a literatura no estado.

As produtoras contam que sempre foram incentivadas e influenciadas à leitura desde pequenas pela família. Esse é inclusive um dos temas que abordam no curta-documentário. Para as filmagens, produziram e aplicaram um questionário online para os leitores do estado e pediram indicações de autores regionais.

“Tentamos entrar em contato com eles para conversar sobre os livros e o curta. A partir das respostas, convidamos algumas pessoas (leitores, autores, professores) para participar do curta em vídeo, por meio de entrevistas. Nós obtivemos muitos dados interessantes com o questionário. Sobre a existência de bibliotecas e de onde parte o incentivo a leitura na vida das pessoas”, ressaltam.

Sobre o lançamento no Dia Internacional da Mulher, as autoras destacam que a escolha da data foi baseada na produção ser: “um documentário todo produzido por mulheres, imaginamos que faria sentido ser lançado nesse dia. Ligando o fato de sermos mulheres amantes da literatura”, explicam.

O lançamento à distância na plataforma também contou com um bate papo ao vivo durante a primeira exibição com os espectadores que conseguiram estar presentes. O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc edital municipal de em novembro de 2020. Confira o documentário completo abaixo:

Sinopse – A experiência de ser leitor no Mato Grosso do Sul se encontra a partir dos relatos dos entrevistados, levando em conta o pensamento crítico e a leitura para além do senso comum. Dentre os entrevistados estão alunos, professores e autores que vivenciam essa realidade.

Para acompanhar a produção curta-documentário “Entre Parágrafos e Terra Vermelha, a Leitura no Mato Grosso do Sul”, basta acessar a página das autoras nas no InstagramTwitterTikTok e Facebook ou pelo site https://apptuts.bio/pastel-escritor-17783 .