Com tema “Direito das Mulheres”, circuito de cinema busca parcerias

O Circuito Universitário de Cinema chega a sua 5ª edição com a temática “Gênero: Direito das Mulheres”. Pela ação, 5 filmes serão exibidos em universidades de dez estados do Brasil ao longo dos meses de agosto e setembro. Em Mato Grosso do Sul o Circuito busca parcerias. Os filmes a serem exibidos – 2 longas […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Circuito Universitário de Cinema chega a sua 5ª edição com a temática “Gênero: Direito das Mulheres”. Pela ação, 5 filmes serão exibidos em universidades de dez estados do Brasil ao longo dos meses de agosto e setembro. Em Mato Grosso do Sul o Circuito busca parcerias. Os filmes a serem exibidos – 2 longas e 3 curtas metragens – são “Precisamos Falar de Assédio”, “Positivas”, “De Que Lado Me Olhas”, “Madrepérola”, e “Quem Matou Eloá”.

“O Circuito tem como objetivo principal fomentar, no ambiente acadêmico, o diálogo e a reflexão sobre questões de interesse nacional e histórico abordadas nas obras a serem exibidas”, diz a diretora geral, Luciana Boal. “Mais do que uma simples exibição de filmes, a mostra é um espaço de ampla comunicabilidade, constituindo-se um eficaz instrumento de divulgação e multiplicação de mensagens”.

As exibições dos filmes são gratuitas e abertas ao público. Após as sessões serão promovidos debates com acadêmicos, pesquisadores, pessoas ligadas a movimentos sociais, culturais e de direitos humanos.

Parcerias

Para concretizar o evento, a organização do Circuito busca parcerias com entidades interessadas em promover as exibições e debates. “Já alinhamos com a Semu (Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres) e a Cassems e estamos acertando as datas, mas ainda procuramos parcerias com emissoras e entidades públicas e privadas”, afirma Tero Queiroz, coordenador do projeto no estado. O objetivo do Circuito é alcançar no mínimo 7 mil pessoas, afirma Tero. 

Realização

O projeto é realizado pelo Instituto Cultura Em Movimento e, em 2018, conta com apoio financeiro do Fundo Socioambiental Caixa. Para a produção da Mostra, o ICEM conta com 10 Agentes Mobilizadores, responsáveis por articular as exibições nas instituições de ensino, divulgar o evento, convidar debatedores para compor as mesas de debates, além de relatar cada sessão.

O ICEM é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, fundada em 2002. Nascido da bem sucedida experiência do projeto Cinema em Movimento – rede nacional de agentes culturais organizada em torno da distribuição gratuita de filmes brasileiros – o ICEM atua em todas as 27 unidades da federação.


Fale MAIS!

O que você gostaria de ver no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelos telefones 67 99965-7898/3312-7422.

Siga a gente no Instagram: @midia_mais_

Conteúdos relacionados