Pular para o conteúdo
Cinema

Crítica: Em ‘The Babadook’, monstro saído de livro é metáfora para tabu social

Saiba mais sobre o filme de terror
Arquivo -

Saiba mais sobre o filme de terror

Não é incomum que no segmento cultural do terror que engloba o cinema, muitos monstros, demônios e entidades nas produções representados sejam uma grande metáfora para temas importantes, alguns ligados até mesmo a tabus sociais. Os monstros do cinema assombram os seres humanos com a mesma intensidade que os problemas que encontramos pelo caminho. E lidar com um tabu – a falta de amor de uma mãe por seu filho, o fato de que ela é incapaz de cuidar de uma criança, derrubando na tela o mito da mãe amorosa e terna – o filme “The Babadook” faz com certa maestria.

O filme está disponível na Netflix há algum tempo, e neste fim de semana decidi assistir. Já me posiciono como uma pessoa que não gosta de filmes de terror e não os vê com frequência. Dou poucas chances à títulos do gênero por ser uma pessoa que não gosta muito de levar sustos. Mas o monstro Babadook me surpreendeu. O filme entrega o suspense que promete e não se prende a nenhum tipo de susto muito óbvio – embora abuse um pouco da subjetividade.

“Mr. Babadook” conta a história de uma mulher que, pouco antes de dar à luz ao filho, perde o marido num terrível acidente. Seis anos depois ela tenta “juntar” os pedaços dessa tragédia, e a princípio o roteiro nos faz crer que seu filho é um peso morto. Ela sofre de insônia, seu filho é retirado da escola pois constrói armas – que ele diz que são feitas para “pegar os monstros” e ela não se relaciona com ninguém. A angústia da mãe é rapidamente absorvida pelo espectador.

Ela não ama seu filho e isso fica muito claro. Ele sente isso, e transmite ao mundo sendo uma criança totalmente esquisita. Todas as noites ela não dorme direito, acorda tarde, perambula pelos cantos com uma expressão cansada e tenta minimizar os danos causados ao filho Sam, só que de um jeito bem relapso. Até que um dia, nessa rotina opressiva que é mostrada com cenas certeiras – a agonia dela quando a criança a abraça, por exemplo – o menino aparece com um livro daqueles do estilo “pop up” (que desenhos pulam nas páginas) chamado “Mister Babadook”, onde um monstro terrível assombra um menino.

Subjetividade

O filme deixa a entender que o livro sempre esteve ali. Será que Babadook também não esteve sempre ali, à espreita, como uma ideia nociva que todo ser humano tem mas oprime, e ela se externaliza de uma forma totalmente distorcida? Ponto para o filme.

O mais legal é que Babadook é quase uma versão australiana do “Homem do Saco”, aquele personagem genérico que nossos pais usavam para nos assustar quando crianças. Munido de uma cartola, mãos pretas assustadoras e uma sombra preta, sua caracterização não poderia ser mais culturalmente adaptada. Nosso pesadelo agradece: qualquer sombra na parede vira Babadook.

Quando o monstro ganha forças sugando a vida da mãe, ela vai se tornando o próprio Babadook, até tentar matar o próprio filho. Ou será que ela sempre teve esse desejo assassino e pouco natural de matar sua própria cria? O filme coloca o dedo justamente nesse tabu. Essa mãe jamais amou seu filho, de uma forma inconsciente o culpa pela morte do marido, se culpa por tudo e “deixa Babadook entrar”, como o próprio Sam define em um diálogo.

É a simplicidade de “Mr. Babadook”, além da trilha acertada, que faz com que o filme seja uma boa distração para quem gosta do gênero. Nele, menos é mais, e os monstros humanos é que são os mais preocupantes.

Confira o trailer do filme. 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
caixa de supermercado

Funcionário de supermercado é acusado de importunação sexual contra cliente em Campo Grande

Governo federal gasta 60% dos recursos com Previdência e pessoal, mostra estudo

Ônibus do Consórcio Guaicurus em Campo Grande - (Imagem Ilustrativa | Fala Povo, Jornal Midiamax)

Passageiro é esfaqueado em terminal após discussão dentro de ônibus em Campo Grande

brasil futebol de praia

De forma dramática, Brasil vence Itália no Mundial de futebol de praia

Notícias mais lidas agora

Empresa que fraudou licitação entregava alimentos podres para merenda de crianças em MS

antonio

‘Nunca será esquecido’, diz filha de empresário que morreu em cela da delegacia

Jair Bolsonaro comemora saída de hospital após três semanas internado em Brasília

FLAMENGO DERROTA PALMEIRAS BRASILEIRAO

Flamengo amarga derrota para o Cruzeiro e perde liderança do Brasileirão; confira tabela

Últimas Notícias

Esportes

Alison dos Santos vence 400m rasos com melhor tempo da carreira em Miami

Para levar a medalha de ouro, ele precisou superar dois corredores da casa

Cotidiano

Quando procurar um médico? Aumento de casos de doenças respiratórias exige atenção para sintomas

Determinados sintomas podem indicar agravamento da infecção e necessitam de avaliação profissional o quanto antes

Esportes

Em jogo paralisado por suspeita de racismo, Operário-PR vence América-MG pela Série B

Na etapa final, o Operário-PR seguiu melhor e criou diversas oportunidades, mas não conseguiu ampliar

Polícia

Padre passa mal ao ser ameaçado por fiel da maçonaria após missa em Campo Grande

Homem não gostou do que padre disse sobre maçons na homilia e voltou à igreja com mais dois homens para matá-lo, diz denúcia