Atores e diretor protestaram contra impeachment na terça

 

Está circulando na rede uma campanha de boicote ao filme Aquarius, que estreou no Festival de Cannes na última terça-feira (17), tudo porque o elenco realizou um protesto conta o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff em pleno tapete vermelho.

Campanha virtual prega boicote a 'Aquarius', que concorre a Palma de Ouro em CannesOs atores e o diretor do filme levantaram placas afirmando que a chegada de Temer ao poder é um golpe, dentre outros dizeres. Sonia Braga, a atriz principal, também participou do protesto. Aquarius concorre à Palma de Ouro no festival.

A campanha de boicote, entretanto, surgiu nesta quarta (18), com a hashtag #BoicoteAquarius, que ganhou vibilidade principalmente no Twitter. usuários da rede social também alertam que a produção foi beneficiada com o direito de captar pela Lei do Audiovisual cerca de R$ 3 milhões (a quantia não foi recebida e o prazo é até dezembro de 2017).

Os internautas também destacaram que Aquarius venceu um edital de R$ 1 milhão do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), além de fomentos da Fundarpe (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco).

O perfil de Sônia Braga no Facebook e do diretor do filme, Kleber Mendonça Filhom, estão sendo hostilizados pela campanha, mas também recebm apoio pelo protesto.