Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Quem viu, viu? Animais icônicos e adorados em Bioparque são doados para aquário do Rio de Janeiro

Espécie exótica que não faz parte da fauna brasileira é uma das preferidas dos visitantes do Bioparque Pantanal
João Ramos -
animais adorados em bioparque doados aquario rio de janeiro axolotes
Bioparque Pantanal em Campo Grande e tubarão do AquaRio - (Fotos: Arquivo Midiamax e Reprodução das Redes Sociais)

Conhecidos como “monstrinhos mexicanos”, exemplares de axolotes, animais adorados por visitantes do Bioparque , em (MS), foram transferidos para o AquaRio, o maior aquário de água marinha da América Latina, no . Originária do México, a espécie se reproduziu com sucesso na Capital e o nascimento dos bebês possibilitou o intercâmbio entre os empreendimentos de fauna.

Assim que chegaram ao Bioparque Pantanal após serem apreendidos de traficantes pela Polícia Rodoviária Federal em junho de 2022, os axolotes tiveram uma desova – graças às condições proporcionadas pela equipe técnica que cuida desses animais. Agora, a segunda geração da espécie que cresce em cativeiro na capital sul-mato-grossense inicia uma nova jornada rumo ao aquário carioca.

animais bioparque doados aquario rio de janeiro
Axolotes assim que chegaram ao Bioparque Pantanal em 2022 – (Fotos: Bioparque Pantanal)

Desse modo, a parceria entre o Bioparque Pantanal e o AquaRio celebra a missão de educação ambiental, pesquisa e conservação das espécies. Responsável técnico do AquaRio, Rafael Franco destaca que o ponto turístico tem o mesmo tripé do complexo campo-grandense: pesquisa, conservação e educação.

“Então alguns indivíduos [de axolotes] estão saindo daqui do Bioparque Pantanal rumo ao Rio de Janeiro para que a gente possa continuar esse trabalho de educação ambiental dessa espécie tão ameaçada”, comenta.

Filhotes da primeira desova de axolotes no Bioparque – (Foto: Divulgação)

Conforme a diretora-geral do Bioparque Pantanal, o intercâmbio representa uma rica troca de conhecimentos. “A reprodução bem sucedida dos axolotes do Bioparque Pantanal só foi possível graças à dedicação das equipes envolvidas e ao nosso compromisso com os pilares da conservação, da educação ambiental, da pesquisa e do bem-estar animal. E agora é o momento de compartilhar isso com outras instituições que seguem o mesmo compromisso”, pontua Maria Fernanda Balestieri.

Não poderão mais ser vistos em Campo Grande?

Nas redes sociais, a novidade já gerou confusão e tem muita gente achando que não vai mais poder ver os axolotes em Campo Grande. No entanto, o Bioparque esclarece ao Jornal Midiamax que eles continuam expostos no circuito de aquários e apenas os filhotes da segunda reprodução foram doados. Portanto, quem já viu os animais exóticos poderá vê-los novamente.

Confira o vídeo que mostra a “” dos bebês axolotes para o Rio de Janeiro:

Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marcha para Jesus mantém tom político com milhares de pessoas em SP

Carreta pega fogo na MS-134 após vazamento de combustível

Mora em Três Lagoas? Confira bairros que ficarão sem água na próxima semana

Chuvas continuam no Rio Grande do Sul, mas perdem força

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

Ex-gerente do Detran-MS que ‘sumiu’ estava preso por caso de violência contra criança

VÍDEO: ‘Fim do pesadelo’, diz secretário de MS em viagem de volta ao Brasil

35 mil fiéis celebram Corpus Christi com fé e emoção em Campo Grande

Tributo ao Francisco Cuoco será reexibido pela TV Globo em homenagem ao ator nesta quinta-feira

Últimas Notícias

Cotidiano

Dom Dimas destaca Eucaristia como pão da vida e da esperança em homilia marcante no Corpus Christi

Arcebispo também destacou a alegria em ver a participação das famílias e comunidades

Cotidiano

35 mil fiéis celebram Corpus Christi com fé e emoção em Campo Grande

O evento reuniu famílias inteiras, expressando sua fé na presença real de Jesus na Eucaristia

Política

VÍDEO: ‘Fim do pesadelo’, diz secretário de MS em viagem de volta ao Brasil

Secretários de Mato Grosso do Sul embarcaram em voo nesta quinta

Cotidiano

Com aeronave, bombeiros resgatam idoso com problemas respiratórios no Pantanal

Foi estabilizado e transportado para a área urbana da cidade