‘Olho Nu’ concorre a Melhor Longa no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Na categoria como Melhor Longa-Metragem Documentário, o filme de um sul-mato-grossense se destaca. ‘Olho Nu’, de Joel Pizzini foi o escolhido como finalista do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. O documentário retrata a vida do cantor, diretor e ator sul-mato-grossense Ney Matrogrosso e o Prêmio é tido como um dos mais importantes da área de cinema chega a mais uma fase de votação popular.

Além dele, mais quatro documentários, numa seleção dos melhores do gênero lançados em 2014, disputam o prêmio. André Saddy e Paloma Rocha assinam a produção do documentário.

Em entrevista ao MidiaMAIS, Joel Pizzini disse que só tem a celebrar tudo que o filme tem representado para as pessoas e para o cinema brasileiro. “Estou super contente não só por estar no ‘Oscar’ brasileiro, mas por ter um filme do naipe documentário tão em evidência desde o seu lançamento… fazer um filme com liberdade e ter uma boa aceitação de público e sucesso de bilheteria só faz engrandecer o trabalho de toda equipe envolvida”, explica Pizzini.

Depois de lançado, Olho Nu angariou cerca de 11 mil espectadores, o que para a faixa de documentário, foi considerado uma das maiores aceitações de público. Como Joel disse, ‘uma conquista imensa, ter não só o respaldo de crítica como a aceitação do filme’.

Olho Nu é um documentário/biografia de Pizzini sobre a vida de Ney Matogrosso. Foi feito em parceria com o Canal Brasil e, segundo o diretor, um processo de mais de 500 horas de material filmados pelo próprio artista e um acervo gigantesco. “Haja ‘HD’ para dar conta de tanta imagem e som…temo o projeto de resultar ‘Olho Nu’ em uma série de TV e, também, num livro de entrevistas emblemáticas que temos”, pontua.

Pizzini ressaltou ainda que parte das músicas que estiveram no filme, do Ney Matogrosso em que ele só cantou em shows, foram recentemente lançadas num CD. Basicamente, o documentário percorre a busca da arte e o caráter libertário de suas composições e interpretações.

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro possui 26 categorias e seus finalistas foram escolhidos por membros da Academia Brasileira de Cinema. O evento de premiação acontece no dia 1º de setembro no Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro – CINE ODEON, no Rio de Janeiro.

Para votar, basta clicar aqui e escolher o representando sul-mato-grossense.