Lembra dele? Sobrevivente dos incêndios que atingiram o Pantanal sul-mato-grossense em 2024, a anta Valente já voltou a andar. O macho de aproximadamente 1 ano de idade teve todas as patas queimadas pelo fogo e apresentou recuperação lenta, mas agora, além de retomar a movimentação, ele também ganhará um brinco especial.
O animal foi resgatado no mês de agosto e imediatamente passou a receber cuidados da equipe da ONG Onçafari. Foram muitos meses de tratamentos para recuperar as quatro patas severamente queimadas da anta. As queimaduras foram tão severas que os ossos da região chegaram a ficar expostos.

Novos passos em um novo caminho
Valente teve uma cicatrização lenta, mas, com o tempo, conseguiu voltar a se movimentar e já voltou a andar. No mês de janeiro, inclusive, a anta foi transferida para um recinto de 1 hectare, bem maior que o anterior.
Nesse novo espaço, Valente encontra tudo o que precisa para explorar e ainda tem acesso à vegetação nativa do Pantanal. No recinto ainda há um grande açude onde ele pode tomar seus banhos com muita refrescância.
Por meio de armadilhas fotográficas, Valente já foi visto muito ativo no recinto, dando passos firmes e fazendo até corridas. Apesar da boa recuperação, a Onçafari ainda não estima uma data para soltá-lo na natureza.
Mesmo assim, o animal receberá um brinco de VHF em breve para que a equipe de biólogos e veterinários siga acompanhando seus passos.
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.