Turminha do Bem lança livro no STF inspirado na história de juiz de MS, negro e de origem humilde

Magistrado enfrentou condições adversas para estudar e trilhar uma carreira de sucesso. Atualmente, é juiz auxiliar do ministro Edson Fachin, no STF

Graziela Rezende – 03/09/2024 – 10:00

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Turminha do Bem/Divulgação)

A Turminha do Bem, de Mato Grosso do Sul, está lançando um livro no STF (Supremo Tribunal Federal) sobre combate ao racismo, tendo como referência a história do juiz Fábio Esteves, que nasceu em Chapadão do Sul, a 332 km de Campo Grande.

Homem preto e de origem humilde, o magistrado enfrentou condições adversas para estudar e trilhar uma carreira de sucesso. Atualmente, é juiz auxiliar do ministro Edson Fachin, no STF.

O Programa Turminha do Bem é uma iniciativa socioeducativa, de cunho pedagógico, informativo e perceptivo dentro das escolas, lançando agora o livro Fabinho, da roça aos tribunais, na próxima quinta-feira (5), às 18h, na biblioteca do STF, em Brasília (DF).

A obra faz parte do novo projeto pedagógico chamado Trilhas da Inclusão, voltado para as relações étnico-raciais, com a proposta de combate racial e a valorização da história e da cultura africana e indígena.

O material foi desenvolvido baseado na história do juiz de direito Fábio Francisco Esteves, que participará do lançamento.

“O sentimento é de reencontro com a origem dos princípios que me fizeram quem sou, com as lembranças de pessoas que atravessaram meu caminho e me ensinaram muito, reencontro com tudo que fez da caminhada uma experiência extraordinária”, disse Esteves.

De maneira lúdica e com muitas reflexões, o livro Da Roça aos Tribunais narra a história de um vencedor, que lidou com o preconceito por meio da educação e o apoio da família.

Grupo Quilombola de Furnas de Dionísio vai participar do lançamento

A cerimônia de lançamento deve contar com a participação de ministros do STF, parlamentares sul-mato-grossenses, além de uma apresentação de dança afro-brasileira pelo grupo Quilombola de Furnas de Dionísio, da cidade de Jaraguari (MS), e da degustação de uma Paella Caipira prato típico também desta cidade.

O que é a Turminha do Bem?

Com sede em Campo Grande, foi criada em 2015, pela doutora em ciências pela USP (Universidade de São Paulo), Fernanda de Oliveira, com o objetivo de fornecer materiais e conteúdos educativos interdisciplinares diferenciados e complementares para os alunos da educação infantil, ensino fundamental I e II, por meio de contos associativos e ferramentas da metodologia ativa.

A Turminha do Bem é formada pelos personagens Bacbem, Kito, Raio, Neural, Dena, João e o Ted, cada um deles tem uma função na didática com os alunos. E agora conta com este novo projeto, com a biografia do juiz de direito Fábio Esteves, recontada de maneira lúdica e convidativa para crianças. Mais informações no site: https://projetoturminhadobem.com.br/

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.

✅ Acompanhe nossas atualizações no Facebook, Instagram e Tiktok


Conteúdos relacionados