A 16ª Semana do Artesão, que será realizada de 19 a 26 de março de 2024, terá atrações em diversos pontos de Campo Grande, além de noite cultural, homenagens, rodada de negócios, exposições, atrações culturais, palestras e de artesanato para e adultos.

O evento ocorre em comemoração ao Dia do Artesão (19 de março), com a intenção de fortalecer o artesanato do Estado e promover sua consolidação como setor econômico sustentável, que valoriza a identidade cultural de Mato Grosso do Sul.

Segundo a FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), que realiza a ação em parceria com a prefeitura de e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), as peças artesanais trazem à tona temas referentes ao Pantanal; às populações indígenas; ao intercâmbio cultural favorecido pelas divisas, pelas fronteiras com Paraguai e Bolívia, além do movimento migratório oriundo de várias partes do país e do planeta.

Extensa programação

A abertura da Semana do Artesão 2024 ocorrerá no Bioparque Pantanal, no próximo dia 19 de março. No Armazém Cultural/Feira Central acontece a Feira de Artesanato Mãos que Criam, de 20 a 24 de março de 2024 e também as oficinas de artesanato para crianças e adultos.

Já no dia 21 acontece a Rodada de Negócios no Sebrae. Nas Escolas Públicas, em Campo Grande, de 20 a 26 de março de 2024, acontecem oficinas de artesanato. Na Morada dos Baís, no dia 23 de março de 2024, acontece o Café na Praça, aberto ao público em geral.

O encerramento da Semana será na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), no dia 26 de março de 2024, quando acontece a Sessão Solene Conceição dos Bugres, sendo esta uma homenagem anual dos deputados aos artesãos do Estado. Os escolhidos a serem homenageados este ano são os artesãos Cleber Ferreira Brito, Claudia Castelão e Olinda Vergilio (in memorian).  

Leia também:

Com 800 expositores, Casa do Artesão será entregue após restauração de 14 meses