Festa de São Cosme e Damião: saiba onde haverá a tradicional entrega de doces em Campo Grande

Dia de São Cosme e Damião é comemorado em 27 de setembro

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Festa de São Cosme e Damião na Casa Maria Padilha. (Divulgação)

O Dia de São Cosme e Damião é celebrado em 27 de setembro. No festejo, são entregues os tradicionais pacotinhos de doces, bolos e refrigerantes. Contudo, este ano, já tem templo se antecipando nas comemorações e entregas de guloseimas, em Campo Grande.

Na Casa Maria Padilha, a tradicional entrega de doces ocorre neste domingo (22). Durante a festa será servido cachorro-quente, pipoca, algodão-doce e refrigerantes. Além disso, a festa conta com uma divertida programação para a criançada, com cama elástica, piscina de bolinhas e escorregador.

Já nos demais templos da Capital, o festejo acontece após o Dia de São Cosme e Damião, como é o caso da Tenda Espiritualista Filhos de Maria, que realiza a festa no dia 28 de setembro. Então, se você deseja participar da tradicional Festa de São Cosme e Damião, mas ainda não sabe onde haverá distribuição de doces, confira a lista de templos que realizam a comemoração.

Programação de São Cosme e Damião

Casa Maria Padilha

Neste domingo (22), a Casa Maria Padilha convida toda a comunidade para a festa de São Cosme e Damião. Na festa será servido cachorro-quente, pipoca, algodão-doce e refrigerantes. Além disso, as crianças terão um momento de lazer, com cama elástica, piscina de bolinhas e escorregador.

Na ocasião, haverá também corte de cabelo gratuito para a criançada. O evento acontece a partir das 14h, na Rua Lafaiete, 88, Jardim Campo Alto.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Casa Maria Padilha (@casamariapadilha_ms)

Templo Espiritualista Filhos de Maria

A Tefima (Tenda Espiritualista Filhos de Maria) realiza a festa de São Cosme e Damião, no dia 28 de setembro. Os portões do templo serão abertos às 15h, sem distribuição de senhas. Para participar, os consulentes devem contribuir com a doação de 1kg de alimento não perecível.

A Tenda Espiritualista Filhos de Maria está localizada na Rua José Oliva, 212, Monte Castelo.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por TEFIMA (@tefima.ms)

Templo de Umbanda Pai Oxalá

O Templo de Umbanda Pai Oxalá, que fica na Avenida Joana D’arc, 819, bairro Pioneira, realiza a festa em homenagem à São Cosme e Damião, no dia 29 de setembro, às 16h. Na festa serão distribuídos doces, refrigerantes e bolos.

O Templo ainda está em fase de arrecadação de guloseimas. Portanto, quem deseja contribuir com doações pode entrar em contato pelo número (67) 99321-5450.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Templo Pai Oxalá (@templopaioxalaofc)

Tenda de Umbanda Fé Amor e Caridade

A Festa de São Cosme e Damião acontece no dia 6 de outubro, na Tenda de Umbanda Fé Amor e Caridade, a partir das 16h. Ainda em fase de organização, a Tenda pede contribuição com as guloseimas. Os bolos devem ser entregues somente no dia do festejo, mas os doces já estão sendo arrecadados.

Quem desejar contribuir, pode entrar em contato com a organização, pelo Instagram, Facebook ou pelo número (67) 3363-4866. A Tenda de Umbanda Fé Amor e Caridade fica na Rua dos Tupinambás, s/n.

Tenda de Umbanda Pai Oxóssi

Na Tenda de Umbanda Pai Oxóssi, a festa de São Cosme e Damião ocorre no dia 20 de outubro. Até o dia do festejo, o templo recebe doações de doces, balões coloridos, refrigerantes e bolos (entrega somente no dia 20). A Tenda está localizada na Avenida Gunter Hans, 3785, bairro Aero Rancho.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Templo de Umbanda Pai Oxóssi (@templodeumbandapaioxossi)

Está sabendo de mais algum festejo com entrega de doces, em homenagem à São Cosme e Damião? Conte ao Jornal Midiamax, pelo WhatsApp (67) 992074330.  

História por trás do festejo

São Cosme e Damião foram os santos gêmeos, nascidos na Ásia Menor, onde está localizada atualmente a Síria, que durante suas trajetórias de vida cuidaram de enfermos e dos mais necessitados. Seus verdadeiros nomes eram Acta e Passio, e foram mortos pelo imperado Diocleciano, em 27 de setembro, do ano 287 D.C.

A tradicional comemoração acontece em memória dos santos gêmeos, que em seus atendimentos médicos distribuíam doces e guloseimas para as crianças enfermas. A prática marcou a passagem dos santos pela terra e fez com que os negros escravizados no Brasil os sincretizassem com os Orixás meninos Ibejis.

Na igreja católica, a entrega de doces de São Cosme e Damião acontece como uma forma de pagar promessas feitas a São Cosme e Damião. Na Umbanda, a data é comemorada como uma forma de reverenciar as entidades, que representam a inocência das crianças.

Conteúdos relacionados