Segunda-feira (12) é um dia aguardado e sonhado por quatro das oito escolas de samba que se apresentarão em neste . Enquanto o grande dia não chega, a expectativa toma conta e os integrantes das escolas correm contra o tempo para finalizar tudo com perfeição e riqueza de detalhes. A promessa é uma só: fazer história na avenida da Capital.

E para saber como as escolas estão nesta reta final, a reportagem do Jornal Midiamax conversou com duas delas nesta quinta-feira (8) e viu um pouco do que será apresentado na avenida. E já podemos antecipar que o Carnaval de 2024 vai impressionar.

Wlauer de Carvalho. (Ana Laura Menegat, Jornal Midiamax)

O Midiamax começou as visitas no barracão da escola Unidos da Vila Carvalho, onde estão sendo finalizados os carros alegóricos. A equipe foi recebida por Wlauer de Carvalho Júnior, presidente da comissão de carnaval, que faz questão de, já na entrada, apresentar cada detalhe do que está sendo confeccionado

Wlauer explica mais sobre o samba-enredo deste ano, ‘Lucas de Lima, Um Amor Sem Fim'. Segundo ele, a ideia de homenagear o comunicador e deputado estadual surgiu ainda em 2023, enquanto eles confeccionavam as alegorias para o Carnaval passado e ouviam o programa do locutor. “A gente tava ali, fazendo as coisas e o rádio estava ligado no programa do Lucas de Lima. Aí minha comadre, que estava trabalhando nas decorações, falou: ‘Tá aí uma pessoa que seria muito legal homenagear'. Depois disso amadurecemos a ideia e enfim batemos o martelo”, lembra.

Enquanto caminha pelas peças prontas, o presidente da escola nos explica que 20 pessoas têm trabalho diariamente, desde agosto, nas confecções das fantasias. A antecedência tem um motivo: cerca de 600 pessoas devem pisar na avenida representando a escola de samba. Wlauer nos conta ainda, com brilho nos olhos, que o carro alegórico, que vem sendo preparado desde novembro, deve ser levado ao local do desfile de sábado para domingo, onde também serão feitos os últimos ajustes.

Confecção Unidos da Vila Carvalho (Ana Laura Menegat, Jornal Midiamax)

Para ele, a organização e o cronograma foram fundamentais para a conclusão de todo o projeto. E isso é fácil de perceber no decorrer da nossa conversa. É que enquanto ele nos conta tudo isso, Wlauer estava sentado e cada um dos colaboradores seguiam em suas funções, interagindo com a nossa equipe que seguia curiosa na preparação de toda a alegoria.

“Esse é um Carnaval da ansiedade. A gente nunca se programou dessa forma. É a primeira vez que a gente consegue organizar dessa forma”, conta o presidente. Animado – e cansado devido à correria – Wlauer comemora o fato de as fantasias estarem 90% pronta e os carros alegóricos, praticamente prontos.

“Estamos indo para trazer o título, claro! Não estaríamos aqui hoje, cansados, fazendo tudo isso só por fazer. Deus é quem sabe, mas estamos trabalhando duro nisso!”, afirma.  

Detalhes do carro alegórico. (Ana Laura Menegat, Jornal Midiamax)

“Estética jamais vista”

Saindo de lá, atravessamos a cidade para conferir como estão os preparativos da escola de samba Cinderela e fomos recebidos com muita animação pela linha de frente da produção. Nos deparamos também com quase todas as peças do carro alegórico já embaladas, o que nos mostra que organização e cronograma também foram ferramentas cruciais para eles neste Carnaval.

Quem nos recebe é Jeferson Bernardo, integrante da comissão da escola Cinderela. Ele nos conta que este ano a proposta é completamente diferente do que os campo-grandenses estão acostumados a ver, tudo será surpreendente. Enquanto nos mostra as peças de fantasia que estão sendo finalizados, Bernardo nos explica o samba-enredo, que este ano vai retratar o ‘Sonho do homem de voar'.

Fantasia da escola de samba Cinderela. (Ana Laura Menegat, Jornal Midiamax)

Ele nos explica que sempre houve um anseio por parte dos seres-humanos de voar e a escola promete explorar esse desejo com muito simbolismo, história e cores, claro. A ideia é percorrer aquela vontade de de alcançar o voo como fazem os pássaros, até a conquista tecnológica com o homem chegando ao espaço.

A escola tem confeccionado os adereços e estruturas desde o final de dezembro, mas o projeto do desfile em 2024 está concluído desde agosto de 2023. Ao todo serão 300 pessoas desfilando, levando “uma estética jamais vista em Campo Grande”, como pontua Bernardo.

Empolgado, ele nos leva para ver parte da estrutura do carro que já está pronta. A mistura de tecido, brilhos e engenharia de fato chama atenção. Tudo deve ser levado para a avenida na noite do domingo, onde serão dados os últimos acabamentos.

Fantasia sendo confeccionada. (Ana Laura Menegat, Jornal Midiamax)

Diogo Correia, presidente da escola de samba, também está por lá checando alguns detalhes e aproveita para conversar com nossa equipe. Ele conta que concluir tudo com mais antecedência este ano só foi possível porque o orçamento foi liberado um pouco mais cedo. Questiono sobre a escolha do enredo deste ano e ele nos explica: “Todos os anos pegamos 3 ou 4 temas e colocamos em pauta. Então debatemos sobre eles, as possibilidades, e só então batemos o martelo sobre qual história iremos contar na avenida”, conta.

A expectativa é gigante e é ela quem motiva toda a produção que se aproxima do fim. Ao nos despedirmos, vem o convite: “depois vocês vêm aqui. Se ganharmos, o patrão vai pagar chopp pra todo mundo!”.

Peça confeccionada. (Ana Laura Menegat, Jornal Midiamax)

Escolas desfilam na segunda e terça-feira

Os desfiles de Carnaval em Campo Grande serão divididos em dois dias: segunda-feira (12) e terça-feira (13), na Praça do Papa, a partir das 19 horas. A escola responsável pela abertura no primeiro dia de folia será os ‘Herdeiros'. Na sequência, ‘Cinderela', ‘Vila Carvalho' e por último, ‘Catedráticos'.

No dia seguinte, terça, a abertura fica por conta da ‘Corte de Momo'. ‘Deixa Falar' vem na sequência, ‘Igrejinha' e ‘Unidos da Vila Carvalho' ocupam 2º e 3º lugar na apresentação.

Além da entrada gratuita, no local haverá praça de alimentação. Para quem não puder acompanhar, a Lienca CG fará transmissão ao vivo pelo canal oficial da Liga no YouTube.