‘Ela adora’: Anta que precisa aprender a ser anta, Melancia tem açude particular no Pantanal
Filhote de anta que se perdeu da mãe em meio aos incêndios do Pantanal, Melancia evita ao máximo se aproximar de humanos
João Ramos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Vítima dos incêndios que devastaram o Pantanal sul-mato-grossense durante o último inverno, a pequena anta Melancia está melhorando. Separada de sua mãe pelo fogo, a jovem antinha de 8 meses teve todas as patas queimadas e ficou impossibilitada de se equilibrar em pé. No entanto, após dois meses de recuperação, o animal que ainda precisa a aprender a ser anta apresentou melhora progressiva e já voltou a andar.
De acordo com a associação Onçafari, ONG que resgatou Melancia dos incêndios e realiza os cuidados da anta desde setembro, a pequena está com suas patas recuperadas. “Ela já consegue caminhar e correr sem dificuldades. É uma antinha selvagem que adora comer frutos e folhas nativas e que evita ao máximo a aproximação humana“, detalha a instituição sobre a filhote.
Além disso, Melancia tem um açude só para ela, o que ajuda em sua recuperação, bem como na ambientação à natureza sem a mãe, figura fundamental para sua formação como anta.
“Ela foi transportada para o nosso recinto na Reserva Santa Sofia e agora tem uma área de 2500m² para explorar, além de ter um açude particular. Por ser ainda muito jovem, ela vai passar um longo período em reabilitação, desenvolvendo comportamentos que não aprendeu com a mãe, para que possa retornar à vida livre”, explica a Onçafari.
Veja imagens da anta Melancia reabilitada e do jovem Valente, ainda se recuperando
Anta Valente ainda não conseguiu se reerguer como Melancia
Diferente de Melancia, o filhote Valente, outra vítima das queimadas na região pantaneira, ainda não está pronto para parar com a medicação. Ele também teve as patas feridas pelo fogo e apresenta cicatrização mais lenta em comparação à Melancia.
“Valente ainda tem certa dificuldade para se movimentar, mas segue em tratamento com medicamentos e pomadas cicatrizantes, além da assistência de nossos veterinários e biólogos”, esclarece a ONG.
Por enquanto, conforme a Onçafari, não há data prevista para a soltura de nenhuma das duas antas. Elas seguirão sob os cuidados de biólogos e veterinários da associação, até que estejam aptas a desbravar o Pantanal sem supervisão humana.
“Seguimos com toda a dedicação para que ambos possam voltar a viver saudáveis e livres na natureza“, finaliza a instituição.
Relembre a história de superação a pequena anta Melancia, que, sem a mãe, precisa aprender a ser anta sozinha:
Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!
Tem alguma sugestão de pauta sobre cultura, comportamento ou entretenimento? Fale diretamente com os jornalistas do MidiaMAIS por meio do WhatsApp (67) 99965-7898.
Clique no nome de qualquer uma das plataformas para nos encontrar nas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube, TikTok e X.
Notícias mais lidas agora
- Caminhoneiro morre em acidente ao bater na traseira de carreta na BR-163
- Van que capotou após acidente com três veículos voltava de consulta médica com 14 passageiros
- Com 15 feridos em área de conflito na MS-156, Governo reafirma construção de dois poços em aldeias
- Preso de MT que ordenou mortes e ameaçou policiais em MS é alvo do Gaeco
Últimas Notícias
Dois são capturados por matar homem há 4 meses em Antônio João
Um foi preso em Antônio João e outro preso em Ponta Porã
Inquérito sobre venda de sentenças por desembargadores no TJMS continua no STF
Desdobramento de operação que afastou desembargadores do TJMS foi autorizada pelo ministro do Supremo, Cristiano Zanin
Ex-Fazenda Tiago Ramos é preso na Alemanha após briga com namorada
Ex-padrasto de Neymar, Tiago Ramos foi detido em Dortmund, na Alemanha, após ter um comportamento violento com a namorada
Preso por roubo de S10 e sequestro de casal foi contratado por dupla em grupo de WhatsApp, a ‘Firma’
Contratantes seriam de fora do Estado e conhecidos por ‘Caveira’ e Daniel
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.