O “Rotas Monçoeiras: A História de um Rio e seu Povo” estreia nesta sexta-feira (16), às 19h, no da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. Dirigido por Cid Nogueira, o longa-metragem mostra as expedições realizadas nos séculos XVIII e XIX no Estado, em razão da descoberta do ouro em Cuiabá. A entrada é gratuita.

As Rotas Monçoeiras foram importantes expedições realizadas à época entre e Mato Grosso, e foram ocorridas como um desdobramento das Bandeiras Paulistas. Além disso, elas foram um dos maiores movimentos migratórios do Brasil rumo ao oeste no período colonial, por meio dos rios do interior do país.

A produção conta, também, a história do rio como uma das mais importantes vias de acesso ao extremo oeste do Brasil, desde seu primeiro aparecimento nos registros históricos até os dias atuais. Hoje em dia, o local é uma unidade de conservação protegido pela APA (Área de Ambiental) Rio-cênico Rotas Monçoeiras. Criada em 2000, a APA abrange um total de 15.440,49 hectares nos municípios de São Gabriel do Oeste, , Rio Verde de Mato Grosso e Coxim.

As expedições também contribuíram para a formação dos primeiros povoados que deram origens as cidades de Coxim, Camapuã e região. Segundo Sid Nogueira, “a produção possui recursos técnicos sofisticados, como som e imagem em alta definição, imagens aéreas e a apropriação de inteligência artificial”.

Documentário

O documentário é uma realização da produtora ZoomMira Filmes, Van Life Studio e tem direção de Cid Nogueira, e colaboração de Silas Ismael e Ariel Albrecht entre outros profissionais. O projeto tem investimento do FIC (Fundo de Investimentos Culturais), através da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) e Governo do Estado.

O Museu da Imagem e do Som de MS fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar, no Centro da Capital.