Nesta segunda-feira (15), a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) realiza a abertura da 1ª edição do FestJuv (Festival da Juventude), que promoverá, gratuitamente, entre os dias 25 e 28 de abril, bate-papo com autores renomados, lançamentos de livros, , shows, peças de teatro, batalhas de rima e um concurso que premiará os vencedores com R$ 2,5 mil.

Andrea Freire, coordenadora do Festival da Juventude (Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Toda a acontece na Cidade Universitária, em . Segundo a coordenadora do Festival, Andrea Freire, o momento é de conexão entre as gerações. Diversos jovens que foram extremamente produtivos em sua época de estudante estão voltando à Universidade, anos depois, para poder fazer uma importante troca com outros jovens.

“O evento busca jovens para ter contato com a música, a cultura e literatura. Queremos que principalmente os jovens da periferia venham e tenham acesso a tudo que preparamos. O evento acontecerá gratuitamente durante quatro dias”, pontua.

Encontro geracional e cultural

Marcelo Turine, reitor da UFMS, afirma que, por ser a primeira vez que o Festival acontece, este é um momento mágico para todos. Ele acredita que a presença de personalidades importantes na cultura brasileira é um grande marco.

Marcelo Turine e Henrique de Medeiros (Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

“É um momento intergeracional com arte, música e educação, com foco na juventude. Os jovens de Mato Grosso do Sul vão se aproximar ainda mais da produção cultural do estado e até brasileira, tendo ainda mais criatividade e esperança”, afirma.

Presidente da ASL (Academia Sul-Mato-Grossense de Letras), Henrique de Medeiros, ressaltou que é maravilhoso poder retornar à Universidade e viver uma grande troca geracional.

“A gente vive em um mundo onde as coisas estão muito superficiais. Este é um momento muito importante para se aprofundar e ter acesso à cultura. São dias importantes de reflexão e de debates para que, através da cultura, a gente possa fortalecer ainda mais a juventude”, declara.

Sobre o Festival

Entre os dias 25 e 28 de abril, a UFMS será sede do primeiro FestJuv. Entre a programação está o concurso que premiará os vencedores com R$ 2,5 mil. Ao todo, serão três categorias: Batalha de Rimas; Contos, crônicas e ; e Reportagem escrita e audiovisual. As inscrições já estão encerradas.

Além disso, serão realizadas nove oficinas gratuitas: escrita criativa, interpretação para cinema e TV, roteiro para cinema, técnica vocal para jovens, criação e desenvolvimento de aplicativos para celular, políticas públicas para a juventude, combate às fake news (desinformação), empreendedorismo digital/profissões do futuro e comunicação e marketing.

As inscrições para as oficinas já estão abertas e podem ser feitas pelo site. O prazo termina em 15 de abril, mas as vagas são limitadas. As oficinas serão realizadas nos dias 26 e 27 de abril.

Entre os convidados está o ator Johnny Massaro, o escritor Tino Freitas e o premiado produtor sul-mato-grossense, PJ Maia. Confira a programação completa de palestras.

(Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.