Campo Grande finalmente vai ter o seu primeiro festival exclusivamente voltado para o jazz. Após 124 anos de sua fundação, a Capital de Mato Grosso do Sul sediará um evento direcionado integralmente ao estilo musical que nasceu em New Orleans, nos Estados Unidos, no início do Século XX. Festivais de jazz fazem sucesso em várias cidades brasileiras, como Porto Alegre, Recife e Manaus, e agora chegou a vez da Capital do Estado de MS. Entre 25 e 31 de março acontece a primeira edição do “Campo Grande Jazz Festival”, uma iniciativa dos produtores Adriel Santos e Franciella Cavalheri.

Todas as atividades serão gratuitas e a programação conta com convidados sul-mato-grossenses, brasileiros e norte-americanos. “O jazz é patrimônio da humanidade e no mundo inteiro tem festival dedicado a este estilo. O jazz faz parte da cultura musical do ser humano e Campo Grande ter um festival para fomentar este estilo é algo culturalmente básico”, ressalta Adriel Santos, produtor do festival.

O “Campo Grande Jazz Festival” terá duas etapas. A primeira abre a programação de uma forma diferente. O El Trio vai tocar no Terminal Moreninhas no dia 25/03 (segunda), a Urbem no Terminal Nova Bahia em 26/03 (terça) e Barah Trio no Ponto de Integração Hércules Maymone em 27/03 (quarta). As performances terão 40 minutos e começam às 18h. “As pessoas vão descer do ônibus no terminal e ver de pertinho os músicos improvisando. O jazz vem do gueto e levar o festival para a rua nos motiva muito”, afirma Adriel Santos.

As apresentações nos terminais de ônibus também servirão como “esquenta” para a segunda etapa do evento entre 28 e 31 de março no Armazém Cultural, localizado na Esplanada Ferroviária. O espaço será adaptado para o festival, com sala adequada acusticamente para os shows, cadeiras e arquibancada, camarins e praça de alimentação. “Vamos deixar o lugar mais íntimo, com uma proximidade maior entre os músicos e a plateia. A sala de concerto vai ter um tratamento acústico para que a experiência musical seja muito boa para quem for ao festival. Queremos proporcionar uma verdadeira imersão no jazz para a plateia”, frisa Adriel Santos.

Entre os artistas confirmados para o festival estão Katie Thiroux Trio, da Califórnia (EUA), o trombonista Ryan Keberle, de Nova York (EUA), e Edu Ribeiro Trio, de São Paulo (SP). Também está prevista a presença do DDG4, de São Paulo (Brasil). Os shows na Esplanada começam com os concertos dos grupos sul-mato-grossenses El Trio, Urbem e Barah Trio. Haverá ainda um concerto dedicado ao multi-instrumentista Antônio Porto, músico sul-mato-grossense que estimulou o surgimento de uma cena jazzística em Campo Grande nos anos 1990 e influenciou uma nova geração de músicos da Capital a tocar jazz. Na sequência se apresentam Edu Ribeiro Trio, Ryan Keberle, DDG4 e Katie Thiroux Trio. “No sábado pela manhã haverá um ‘Café Musical’, no Teatro Aracy Balabanian, com os integrantes do DDG4. A ideia é aproximar pessoas interessadas, estudantes e o público em geral para que conversem sobre música diretamente com os músicos”, aponta Franciella Cavalheri, produtora e idealizadora do festival ao lado de Adriel Santos.

Parte das atrações do Festival – fotos: Divulgação

O festival vai homenagear em toda edição um artista pela pioneira contribuição ao jazz em Mato Grosso do Sul. O primeiro será o pianista, guitarrista e baterista Miguel Tatoon Barrera. Miguelito lançou em 1992 o primeiro disco de jazz gravado em solo sul-mato-grossense e participou de bandas icônicas do Estado, como The Mini Boys e Zutrik.

O “Campo Grande Jazz Festival” foi contemplado em 2019 pelo Fundo Municipal de Investimentos Culturais (FMIC), da Prefeitura de Campo Grande. O evento tem realização da Cravo Filmes e apoio da TV Morena, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura de Mato Grosso do Sul (Setesc), Copo Bar e Restaurante, Outz Burger e do restaurante Cantina Romana. “O FMIC é muito importante para que a gente consiga, enquanto artista, fomentar a cultura de nossa Capital”, finaliza Franciella Cavalheri.

Fotos: Divulgação

CAMPO GRANDE JAZZ FESTIVAL – PROGRAMAÇÃO

25/03 (Seg) – 18h
Terminal de Ônibus Moreninhas
EL TRIO (MS/BR)

26/03 (Ter) – 18h
Terminal de Ônibus Nova Bahia
URBEM (MS/BR)

27/03 (Qua) – 18h
Ponto de Integração Hércules Maymone
BARAH TRIO (MS/BR)

28/03 (Qui) – 19h
Armazém Cultural
ABERTURA
EDU RIBEIRO TRIO (SP/BR)

29/03 (Sex) – 19h
Armazém Cultural
URBEM (MS/BR)
RYAN KEBERLE (NY/EUA)

30/03 (Sáb) – 10h
Teatro Aracy Balabanian
Brunch – DDG4 (SP/BR)

30/03 (Sáb) – 19h
Armazém Cultural
ANTÔNIO PORTO IN CONCERT
DDG4 (SP/BR)

31/03 (Dom) – 19h
Armazém Cultural
KATIE THIROUX TRIO (LA/EUA)
HOMENAGEM A MIGUEL TATOON
EL TRIO (MS/BR)

CAMPO GRANDE JAZZ FESTIVAL / ATRAÇÕES

BARAH TRIO (Campo Grande/Brasil)
O Barah Trio surgiu em Campo Grande em 2013 após o idealizador Júnior Matos voltar de uma expedição pela África. Os temas executados pelo trio primam pela mescla de sonoridades, com espaço para improvisos e uma base rítmica que aposta em levadas híbridas. O Barah Trio é formado por Júnior Matos (saxofone, vocal, piano e percussão), Adriel Santos (bateria, percussão e vocal) e Wesley Silveira (piano).

DDG4 (São Paulo/Brasil)
Dani & Debora lançaram 8 álbuns com seu “Dani & Debora Gurgel Quarteto”, que ganhou o apelido de “DDG4” por seus fãs no Japão. Colaborando com Big Rabello (produção musical e bateria) e Sidiel Vieira (baixo), elas receberam o Prêmio dos Profissionais da Música e o Disco de Ouro da Música Brasileira no Japão diversas vezes e realizaram várias turnês na América do Sul, EUA e Europa.

EDU RIBEIRO TRIO (São Paulo/Brasil)
Músico, baterista, compositor e professor, Edu Ribeiro é um dos destaques do jazz brasileiro. Ganhador de premiações importantes como o Grammy Awards e Latin Grammy, Edu Ribeiro virá ao festival com Théo Ribeiro (baixo) e Fábio Leal (guitarra). O repertório será composto por temas de Edu e de outros compositores registrados em álbuns do músico ao longo da carreira.

EL TRIO (Campo Grande/Brasil)
Rigor na tradição e imprevisíveis improvisos. Esta é a marca do grupo El Trio, composto por Adriel Santos (bateria), Gabriel de Andrade (guitarra) e Gabriel Basso (baixo), três inspirados instrumentistas da música contemporânea de Campo Grande. O El Trio cria uma ambiente sonoro para grandes voos musicais a partir da formação clássica bateria-guitarra-baixo. No repertório temas autorais e grandes stands do jazz.

KATHIE THIROUX TRIO (Los Angeles/EUA)
Katie Thiroux é ponta-de-lança arrojada da nova geração de cantores/instrumentistas de jazz. Thiroux se apresentou nos mais importantes festivais de jazz e também realiza workshops e clínicas em todo o mundo. Foi residente por três meses no Dubai Jazz Club de Quincy Jones e irá dividir o palco em Campo Grande com os músicos Matt Witek (bateria) e Felipe Silveira (piano).

RYAN KEBERLE (Nova York/EUA)
Ryan Keberle é trombonista radicado em Nova York e uma das vozes mais criativas do jazz. Imerso na tradição, o trombonista segue caminhos originais. É um dos principais educadores de Nova York e diretor da primeira orquestra de jazz juvenil da cidade. Acompanhou as lendas Rufus Reid e Wynton Marsalis. Virá acompanhado de Paulinho Vicente (bateria), Felipe Silveira (piano), Felipe Brisola (baixo).

URBEM (Campo Grande/Brasil)
Urbem é um quarteto com pés em solo brasileiro e os braços espalhados pelo mundo. Sua música é recheada com ingredientes de várias etnias, chegando a uma sonoridade jazzística autêntica. Urbem é uma mistura de influências e o resultado é uma textura musical inovadora. O grupo é formado por Sandro Moreno (bateria), Bianca Bacha (voz e violão), Ana Paula Soares (teclado) e Gabriel Basso (baixo).

Siga @campograndejazzfestival no Instagram.