O renomado estilista italiano Roberto Cavalli morreu nesta sexta-feira (12), aos 83 anos. A notícia foi divulgada pelo perfil da marca do estilista no . A causa da morte não foi informada.

De acordo com a agência italiana de Ansa, o estilista faleceu em sua casa, em Florença, após uma longa enfermidade. Contudo, a família de Roberto Cavalli não se manifestou.

“Uma vida vivida com amor. É com grande tristeza que, hoje, damos nosso último adeus ao nosso fundador Roberto Cavalli. De origem humilde em Florença, Roberto se tornou um nome mundialmente reconhecido, amado e respeitado por todos. Naturalmente talentoso e criativo, Roberto acreditava que todos poderiam descobrir e cultivar o artista dentro de si. O legado de Roberto Cavalli viverá por sua criatividade, seu amor pela natureza e por sua família, a quem adorava”, diz o comunicado.

Nomes por trás da marca lamentam morte de estilista

A legenda da publicação traz homenagens do atual diretor criativo da marca, Fausto Puglisi, e do CEO da Roberto Cavalli, Sergio Azzolari. Ambos lamentam e prestam condolências à família do estilista.

“Querido Roberto, você pode não estar mais aqui fisicamente conosco, mas sei que sentirei seu espírito sempre comigo. É a maior honra da minha carreira trabalhar sob o seu legado e criar para a marca que você fundou com tanta visão e estilo. Descanse em paz, sua falta será sentida e você é amado por tantos que seu nome continuará um farol de inspiração para outros, e principalmente para mim”, diz o direto criativo da marca, desde 2020, Fausto Puglisi.

“A empresa Roberto Cavalli expressa condolências pela perda da família do senhor Cavalli. Seu legado continua sendo uma constante fonte de inspiração”, anuncia Sergio Azzolari, CEO da marca.

Ícone da moda

Roberto Cavalli deu vida à sua marca em 1970, criando um método revolucionário de estamparia em couro. O estilista também aplicou as estampas em outros materiais, se destacando por seus tecidos de animal print e transparências.  

Nos anos 90, o estilista reinventou o jeans, apresentando um modelo mais desgastado e mais sexy, em Milão. Nesse período expandiu ainda mais sua marca, inaugurando grandes lojas ao redor do mundo.

As peças de Roberto Cavalli foram desfiladas por modelos famosas, como Naomi Campbell e Adriana Lima. O estilista também vestiu grandes nomes da pop como Madonna, Beyoncé e Taylor Swift. Em 2022, Cavalli criou o look da cantora Anitta, para o festival Coachella.