As conversas que resultaram na divisão do Estado de Mato Grosso e a criação de Mato Grosso do Sul começaram, de fato, mais de 100 anos antes de 11 de outubro de 1977, data que marca a fundação de MS.

Em um levantamento com fatos documentados de 1870 a 1991, o jornalista Sérgio Manoel da Cruz, de 81 anos, lança um livro no próximo dia 10 de abril, destacando toda a “História da fundação de Mato Grosso do Sul”.

Na obra, o historiador e autor de vários livros que resgatam trechos importantes da história de MS, faz uma linha do tempo com base em jornais das épocas e registra como a ideia da divisão de Mato Grosso foi ganhando forma até sair do papel.

Linha do tempo

O livro começa em 1870, quando, em 30 de maio daquele ano, o Jornal do Commercio, do Rio de Janeiro, um dos mais influentes do país na época, defendeu a mudança da Capital de Cuiabá para Corumbá.

Até Mato Grosso finalmente ser dividido, mais de um século se passou. Mas, apenas dois anos antes da separação, ventilou-se a ideia de distribuir o território mato-grossense em 4 estados.

Os detalhes da divisão em 4

Conforme documentado em “História da Fundação de Mato Grosso do Sul”, de Sérgio Cruz, em 7 de abril de 1975, o clima divisionista que passou a dominar o ambiente político a partir das primeiras sinalizações do Governo Federal, estimulou a criatividade dos congressistas.

O primeiro a investir em uma proposta inovadora foi o deputado Antônio Carlos de Oliveira, do MDB, com reduto eleitoral na região Sul de Mato Grosso, com a ideia de dividir o território em quatro estados.

“O sr. Antônio Carlos de Oliveira é de opinião que a heterogeneidade da região é uma das maiores razões para dividir em quatro aquele enorme Estado. O maior deles, no extremo norte, ainda não batizado pelo parlamentar, cortaria o atual ao meio. A outra metade ao sul, se subdividiria em Mato Grosso do Sul, na ponta mais meridional; o do Pantanal, ocupando toda a vasta área dos grandes alagados de criação de gado, além do Estado de Mato Grosso do Norte, a zona de Cuiabá”, destaca a obra.

A ideia do deputado, no entanto, terminou arquivada ainda antes da materialização da proposta divisionista oficial.

“História da Fundação de Mato Grosso do Sul”

Estes e outros fatos históricos relevantes, até a posterioridade da fundação de Mato Grosso do Sul estão no livro “História da Fundação de Mato Grosso do Sul”, que será lançado por Sérgio Cruz no dia 10 de abril, na Assembleia Legislativa de MS em Campo Grande, das 8h às 11h, no Saguão do Palácio Guaicurus.

Capa do novo livro de Sérgio Cruz

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.