Entendedor do assunto, Josué Augusto, de 36 anos, é um dos mais experientes marceneiros que vão disputar o prêmio de R$ 10 mil do reality show “Duelo de Marceneiros”. Desde os 20 anos de idade, o campo-grandense vive da marcenaria. Começou de forma despretensiosa e, respeitando as hierarquias, hoje já tem seu próprio negócio, onde coloca em prática o conhecimento adquirido ao longo dos anos.
“Eu comecei em 2008 como ajudante, como todo mundo começa, carregando peça, sendo um bom ajudante pra depois se tornar um montador. Na marcenaria a gente tem as hierarquias e vai ganhando experiência com o tempo até se tornar um marceneiro competente”, relata o participante.

A entrada na área da marcenaria foi um tanto aleatória e aconteceu em um momento decisivo da vida de Josué. Mas desde que começou a trabalhar fabricando móveis, nunca mais parou, e é daí que vem todo seu sustento.
“Saí do Exército com 20 anos, ganhei um tempinho ali pra tentar achar alguma coisa pra fazer e me encaixei na marcenaria através de um irmão meu que já estava no ramo. E fiquei até hoje”, conta. “Hoje tenho a minha marcenaria, é a Connect Design. Cuido dos processos de fabricação, montagem, instalação. Lá, fazemos tudo relacionado a móveis planejados”, comenta ele.
Josué Augusto no Duelo de Marceneiros
Em conversa com a reportagem do Jornal Midiamax, o marceneiro revela que se inscreveu para o reality show que vai colocar os profissionais da marcenaria à prova, principalmente, pela visibilidade. “É uma oportunidade, especialmente pra minha marcenaria, que está há seis meses no mercado”.
E por que acha que foi um dos selecionados? “Acredito muito em Deus, primeiramente, e no destino. Podem ter visto o meu tempo de experiência. Aqui, o meu trabalho vai ser colocado à prova, o que eu já faço diariamente no meu cotidiano”, diz ele.
Entre os seis participantes do “Duelo de Marceneiros”, Josué conhece apenas um, que foi seu gerente no passado. Haverá a chance dos dois protagonizarem um “duelo de titãs”, caso, após sorteio, um escolha duelar com o outro.

Maior desafio e fé em Deus
Independente disso, o marceneiro aponta qual será seu maior desafio na competição. “Não só meu, como de todos, acho que é criar. O problema não é executar, isso a gente já faz, o maior desafio é criar. E o tempo também pra trabalhar a peça, mas a maior dificuldade que eu vejo é na parte da criação, pensar nessa peça sorteada pra gente fazer em tão pouco tempo”, pontua.
Por fim, ele responde por que acredita que vai ganhar o “Duelo de Marceneiros”. “Porque acredito muito em mim, acredito muito em Deus também, e tenho fé pra isso. Está na mão de Deus”, finaliza ele.

Duelo dos Marceneiros
Nesta edição, seis marceneiros duelam e criam peças que devem impressionar um time de peso de jurados especialistas em marcenaria. O vencedor será definido por meio de votação popular nas redes sociais.
Criado e produzido em Campo Grande pelos publicitários Raphael Duprat e Karla Roa, “Duelo de Marceneiros” é também o primeiro reality de marcenaria do Brasil. Esta é a segunda temporada e os episódios serão disponibilizados semanalmente no YouTube, até que a edição acabe, a partir do dia 2 de outubro.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.