Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

‘Viúvos’ e ‘viúvas’ de Pantanal, moradores de MS fazem birrinha com Terra e Paixão

Ninguém reclamava de sotaque mineiro e caricato em Pantanal, com expressões inventadas, mas tudo em Terra e Paixão é alvo de críticas. Por que será? Confira:
João Ramos -
terra e paixão pantanal ms
"Ara", "Réiva" e outras expressões que não fazem parte do dialeto de MS estavam liberadas em "Pantanal", mas moradores não se reconhecem na fidelidade do sotaque de "Terra e Paixão". Ué? - (Fotos: TV Globo/Reprodução)

Se em “Pantanal” tudo era mil maravilhas, “Terra e Paixão” mal começou e já é alvo das maiores dos sul-mato-grossenses. Inclusive, em detalhes muito bem representados da cultura de , ponto no qual o remake de “Pantanal” (2022) pecou consideravelmente. Desse modo, conforme apontado por internautas mais observadores, o comportamento de criticar até o que está bom traz à tona uma certa “birra” com a nova novela gravada no Estado.

Uma das principais críticas é em relação ao sotaque. Se ninguém reclamava do sotaque praticamente mineiro, inexistente em Mato Grosso do Sul, além de caricato na novela “Pantanal”, a prosódia de “Terra e Paixão” está incomodando (e muito) os sul-mato-grossenses. Por que será? “Eu não falo assim”, “Aqui ninguém fala desse jeito” e “Tá forçado esse sotaque”, são comentários que predominam nas redes sociais.

Ué? Quer dizer então que todo mundo fala “Aaara”, “Diacho”, “Quérimbora”, “Réiva”, “Flozô” e “Larga mão” num caipirês que ultrapassava a caricatura? Por que ninguém reclamava desse modo de falar inventado por “Pantanal” e distribuído erroneamente ao Brasil?

Em contrapartida, a preparação de “Terra e Paixão” está tendo o cuidado de reproduzir com fidelidade a maneira como os sul-mato-grossenses pronunciam as palavras e, ainda assim, não está agradando. Qual o motivo?

“Preferia o sotaque do Tadeu”

Houve, inclusive, uma preocupação em não estereotipar. E olha que a trama de Walcyr Carrasco tem mais liberdade poética por ser ambientada em uma cidade fictícia. Mas não, embora os artistas estejam empenhados em reproduzir o sotaque de MS e respeitem a forma como o Estado se comunica, para alguns moradores “órfãos” de “Pantanal” a representação não está nada boa.

“Ridículo esse sotaque forçado, tá caipira demais, aqui ninguém fala assim. Preferia o sotaque do Tadeu de Pantanal, larga mão”. Oi? Foi o que escreveu uma telespectadora do novo folhetim nas redes sociais. Então ela quer dizer que prefere o sotaque de Tadeu (personagem de José Loreto), forçado ao extremo, e não se reconhece ouvindo a prosódia de “Terra e Paixão”?

Bom, esse é o comentário geral. Diante de tantas críticas, um sul-mato-grossense rebateu e propôs uma reflexão em resposta: “Vocês já pararam pra se ouvir? O sotaque de ‘Terra e Paixão’ está bem mais fiel ao nosso. É o de Pantanal que não era igual, ninguém fala aquelas expressões tipo ‘ara’ e nem tem o sotaque mineiro daquele”. E ninguém reclamava… por quê?

Tadeu, vivido por José Loreto, no remake de "Pantanal" - (Foto: TV Globo) terra e paixão ms
Tadeu, vivido por José Loreto, no remake de “Pantanal” – (Foto: TV )

MS inventado podia?

Outro ponto que diferencia “Terra e Paixão” de “Pantanal” é o cuidado com a representação da cultura de Mato Grosso do Sul. Se o remake da TV Globo resumiu tudo ao bioma e inventou um universo próprio que é aclamado até hoje pelos sul-mato-grossenses, “Terra e Paixão” criou uma cidade fictícia, mas tem se preocupado em mostrar direitinho os costumes do Estado.

O tereré, por exemplo, mal aparecia em “Pantanal”, e sempre que aparecia havia algum equívoco na representação. Já em “Terra e Paixão”, que também é ambientada em ares rurais, vemos uma guampa em quase todas as cenas e até o protagonista é tererézeiro.

Crenças locais verdadeiras também têm sido representadas no novo folhetim da TV Globo, e não tem nada a ver com o folclore de mulher virar onça e velho se transformar em sucuri, coisas da mente de Benedito Ruy Barbosa, criador da história de “Pantanal”.

Com isso aqui, tava tudo certo - (Foto: Reprodução) ms pantanal terra e paixão
Com isso aqui, tava tudo certo – (Foto: Reprodução)

“Viúvos e viúvas” de Pantanal

O ponto é: uma agrada por inventar um Mato Grosso do Sul, enquanto outra desagrada se preocupando em levar ao Brasil um pouquinho da cultura local. Existe uma explicação para isso? Com olhos atentos, internautas observam as críticas e também levantam a bola: “é birrinha, são as viúvas e viúvos de Pantanal”, disparou um rapaz, que teve comentário curtido por pessoas de todo o Brasil.

Será que é isso mesmo? Se for, esses “viúvos” ainda vão ceder à nova novela das nove ou permanecerão com a suposta birra até janeiro de 2024, quando o folhetim chegará ao fim? Até lá, tem muito chão e “Terra e Paixão” talvez consiga conquistar os órfãos da novelinha adaptada por Bruno Luperi.

Quem sabe…

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
acidente afonso pena com a 13

Acidente no cruzamento da Afonso Pena com a 13 de Maio mobiliza bombeiros em Campo Grande

carro afundou rio paraguai porto murtinho

Motorista que afundou com carro no Rio Paraguai trabalhava em obra de Porto Murtinho

Gol de pênalti contra o Corinthians - (Foto: Premiere, Reprodução)

Corinthians desperdiça ‘caminhão’ de chances, leva gol no último lance e perde do Bragantino

joao gomes show em campo grande fãs

‘Queria ser a primeira, e fui’: fã faz loucura para ver João Gomes em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

Sinner derruba Alcaraz e vence Wimbledon pela primeira vez

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Falou demais? João Gomes deixa escapar informação íntima e transforma parque em formigueiro: ‘um caos’

Saiba os detalhes que agitaram a passagem de João Gomes por Campo Grande (MS) neste domingo

Esportes

Cruzeiro goleia Grêmio e continua na caça ao líder Flamengo no Brasileirão

Desde os primeiros minutos, o Cruzeiro assumiu o controle do jogo

Esportes

Seleção feminina de futebol oscila, mas vence Venezuela em estreia na Copa América

A seleção brasileira tem amplo domínio histórico na Copa América, criada em 1991

Famosos

Fabiano sofre acidente de carro a caminho de show com César Menotti

César Menotti não estava com o irmão pois já se encontrava na cidade onde a dupla tinha show marcado