Trineto da tia Eva comemora com tema ‘Santos’ e comunidade vai, mas avisa: ‘Maioria é corinthiana’
Família e amigos chegaram para comemorar o início da terceira idade do “bolinho”, mas, não deixaram de brincar com o fato dele torcer para outro time.
Graziela Rezende –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os 60 anos do Eurídes Antônio da Silva, conhecido como “bolinho” na Comunidade Tia Eva, em Campo Grande, não podiam passar em branco. Desta forma, família e amigos compareceram na festa, mas, não deixaram de brincar com o fato dele ser um dos únicos santistas na região. Até mesmo o pai compareceu para comemoração, levando a caneca do time do coração: o Sport Club Corinthians Paulista.
“Eu tenho 11 filhos e o bolinho era para ser mais um corinthiano, porém, desde pequeno ele se apaixonou pelo Santos. Chegava a matar aula para assistir o time jogando. Tudo aconteceu porque ele se tornou fã do Pelé, questão de representatividade também”, comentou o pai, Sérgio Antônio da Silva, de 87 anos, conhecido como “seu Michel”.
A mãe do aniversariante, Luzia Bento da Silva, de 77 anos, fala que acompanha o marido e também torce para o “timão”. Os convidados também brincaram com a situação e disseram que o oposto deve acontecer em alguns dias, já que o seu Michel deve comemorar 88 anos no próximo dia 27 e o tema do aniversário, se ocorrer, deve ser do Corinthians.
“Nós temos o nosso encontro anual desde 2004. Já são 19 anos de festa da turma do futebol aqui da região. Eu sempre gostei. Chegava a partir do meio-dia e já ia jogar bola na juventude. Hoje eu só coordeno o campeonato amador da Vila Nasser, mas, já joguei como centro-avante no operário. A paixão pelo futebol aqui é muito grande, até escolinha já tivemos”, argumentou o aniversariante.
Na festa, além de momentos em família estampados na parede, Eurídes e o pai também relembram as origens.
“São cerca de 100 convidados, muitos deles descendentes da tia Eva, então, não tem como a gente não relembrar estes momentos. E meu pai é uma das pessoas que chegou a conviver com ela, é o mais próximo vivo, então, temos que relembrar nossas origens sempre”, finalizou.
Quem foi Eva Maria de Jesus?
Escrava nascida em Mineiros, interior de Goiás, Eva tinha um sonho: dar um bom estudo para suas três filhas. Em 1887, aos 49 anos, Eva obteve sua carta de alforria, momento onde realizaria seu segundo sonho: ir para o Mato Grosso (atualmente, Mato Grosso do Sul) e construir um lugar para seus descendentes.
Saiu de Goiás em 1905, chegando em Campos de Vacaria, hoje, Campo Grande, onde trabalhou como lavadeira, parteira, cozinheira, curandeira e benzedeira. Ela impressionava a todos, pois sabia ler e escrever, algo que era inesperado de uma escrava.
Em 1910, decidiu pagar uma promessa a São Benedito por a ter curado de uma ferida na perna. Construiu uma capela em agradecimento ao santo e conclui a igrejinha em 1912, demolida e substituída por uma de alvenaria em 1919. Tia Eva está enterrada dentro desta pequena igreja, a mais antiga da cidade.
Leia também:
Comunidade Tia Eva entra em lista de ‘ruas pretas’ mais lindas do Brasil
Igrejinha São Benedito Tia Eva é tombada como Patrimônio Histórico Material de MS
Notícias mais lidas agora
- Midiamax entrega ao MP vídeo de David que implica Beto Pereira em corrupção no Detran-MS
- Beto Pereira tem derrota dupla na Justiça Eleitoral ao tentar impedir adversários de citar ‘ficha suja’
- Beto Pereira colocou prima como diretora para facilitar corrupção no Detran-MS, revela David
- Despachante propõe delação ao MP e aponta Beto Pereira como chefe da corrupção no Detran-MS
Últimas Notícias
Atlético-MG abre dois gols de vantagem na Arena MRV, vacila e cede empate ao Vitória
Time mineiro foi a campo com um time misto
Palmeiras mostra limitações, empata com Bragantino e deixa Botafogo abrir frente
Diferença volta a ser de três pontos do líder para o vice-líder
TRE-MS revoga portarias que proibiram consumo de bebidas alcoólicas no dia da eleição
Oito municípios, incluindo Campo Grande, já haviam decretado, por meio de portarias, ‘Lei Seca’ para o dia 6 de outubro
Botafogo supera Athletico-PR em Curitiba após 16 anos e amplia liderança no Brasileirão
Gol foi marcado por Igor Jesus, convocado para a Seleção Brasileira
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.