Gigante do jornalismo brasileiro, a repórter Glória Maria morreu nesta quinta-feira (2), deixando seu pioneirismo e ousadia como legados. Entre seus feitos na área, está ter apresentado e incentivado a conservação de lugares considerados santuários naturais, como o município de Bonito, que fica a 300 quilômetros da capital de Mato Grosso do Sul.

Glória concedeu entrevista ao Vídeo Show em 2014 (Imagem: Reprodução/GloboPlay)

Em entrevista ao programa Vídeo Show, da Rede Globo, a jornalista citou o lugar entre as viagens inesquecíveis da carreira. Ela ressaltou ter sido a primeira a mostrar Bonito na televisão. “Eu acho Mato Grosso do Sul bonito. Eu fiz a primeira matéria da televisão em Bonito”, lembrou Glória.

A matéria que a repórter elenca foi exibida em 1986, no programa Fantástico, também da Rede Globo. Em um trecho, ela mostra e descreve a Gruta do Lago Azul bonitense, que é patrimônio espeleológico nacional.

Vídeo Show exibiu parte das imagens feitas na Gruta, à época (Imagem: Reprodução/GloboPlay)

“Da entrada da Gruta [do Lago Azul] até aqui são 180 metros de distância. Nesse trecho, o Lago Azul tem 8 metros de profundidade. Aqui, a água é tão transparente, é tão pura, que nem dá para saber onde começa a água e onde começam as pedras. Para a gente saber, só assim, oh”, narrou Glória na reportagem. No momento seguinte, ela é filmada colocando as mãos dentro da água.

Momento após Glória colocar as mãos na água (Imagem: Reprodução/GloboPlay)

A jornalista finaliza a entrevista ao Vídeo Show, exibida em 2014, com a frase: “A gente não é nada diante desse mundo espetacular que está aí”.