Saia do celular: No Dia do leitor, confira dicas de como inserir este hábito na rotina
Desde cedo, pedagoga ressalta a importância de inserir a leitura na rotina dos pequenos, dizendo ainda que o brasileiro lê, em média, apenas 2,5 livros inteiros por ano
Graziela Rezende –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O dia 7 de janeiro é lembrado, anualmente, como o Dia do Leitor. Nesta data, falamos e homenageamos as pessoas apaixonadas por literatura, ou seja, um bom livro. Mas, tal hábito ainda é pouco praticado, já que muitos preferem ficar no celular. Só que 2023 pode começar diferente, com o gosto por sentar e saborear as páginas…
Ao MidiaMAIS a pedagoga e professora, Maisa Colombo Lima, explica que a leitura proporciona o desenvolvimento pessoal, intelectual e profissional da criança. Desde cedo, ela ressalta a importância de inserir a leitura na rotina dos pequenos, dizendo ainda que o brasileiro lê, em média, apenas 2,5 livros inteiros por ano.
No caso desta pesquisa, desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, aponta-se que o brasileiro lê, em média, 5 livros, porém, completa a leitura somente na metade deles. Para aumentar o índice, no entanto, é importante proporcionar o desenvolvimento pessoal, intelectual e profissional da criança.
“Um adulto saudável se constrói com relações positivas na infância. Os pais devem estimular o interesse por livros quando a criança ainda é bebê, utilizando livros de banho ou pano, pois, além de uma forma de atenção e carinho, contribui para desenvolver o hábito da leitura na criança”, afirma Maisa.
Neste caso, quando o adulto lê para uma criança, está colaborando com o “desenvolvimento mental e do senso crítico, além de estimular a afetividade e criatividade, o que acaba diminuindo a ansiedade. Entre os aspectos positivos, estão, ainda, o enriquecimento do vocabulário e do conhecimento”.
Como escolher um bom livro?
Neste caso, ainda conforme a pedagoga, é necessário considerar o desenvolvimento psicológico da criança, o que não depende exclusivamente da idade. O nível de conhecimento, de domínio de leitura e o amadurecimento dela devem ser levados em conta na escolha.
“Existem cinco categorias que norteiam as fases do desenvolvimento psicológico da criança: o pré-leitor, o leitor iniciante, o leitor em processo, o leitor fluente e o leitor crítico”, detalha a pedagoga.
Veja as dicas da pedagoga:
- Não adianta falar para os pequenos lerem se os pais vivem no celular. É necessário dar exemplo;
- As crianças gostam de planejamento. Portanto, estabeleça um horário para a leitura;
- Os livros precisam estar sempre à mão. Deixe-os à disposição conforme a faixa etária das crianças;
- Deixe que os bebês e crianças maiores também explorem os livros, mudem as páginas e vivam um momento de descoberta;
- Nunca imponha a leitura. Este é um momento que deve ser prazeroso e não um castigo;
- Ao ler para uma criança, interprete a história. Dê vida aos personagens.
Quando surgiu a data?
O dia do leitor surgiu em 1928, em homenagem à fundação do jornal cearense “O povo”, pelo jornalista e poeta Demócrito Rocha.
Segundo a professora de psicologia, Beatriz Lobo, uma importante forma de desenvolver o hábito de leitura, desde muito cedo, é contar histórias, hábito que também fortalece o vínculo e as relações familiares, uma vez que ajuda a criança a associar emoções positivas à leitura e vivenciar trocas afetivas.
No momento em que os adultos lêem para as crianças, elas despertam para se tornarem leitoras à medida que crescem. “Conforme se desenvolve e passa a ler sozinha, a criança vivencia o prazer associado às histórias, e se beneficia da estimulação à imaginação propiciada pela leitura. A escola ocupa um lugar ímpar, que é de tornar essas atividades lúdicas, que possam facilitar a socialização e o desenvolvimento da leitura”, finalizou Lobo.
Notícias mais lidas agora
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
Últimas Notícias
VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
Na Avenida Dr. Nasri Siufi na região do Jardim Tijuca
Grupo disfarçado de agentes da PF assalta casa de filho de Maluf no Morumbi
O imóvel fica no Morumbi, na zona sul de São Paulo
Cano marca no fim e Fluminense escapa de derrota para o Fortaleza no Maracanã
O Fortaleza estacionou nos 64 pontos
Caminhoneiro é flagrado dirigindo bêbado e oferece dinheiro a guardas municipais
Por volta das 16h30 desta sexta-feira (22) na Avenida Gury Marques
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.