Neste sábado (4), o Cordão da Valu animou os foliões, que já se preparam para o de rua de Campo Grande. Com o retorno das festividades após dois anos, o tradicional bloco homenageia a imprensa neste ano.

Este foi o primeiro de dois encontros que prometem esquentar os foliões para o Carnaval. O grupo já tem data reservada na Folia do Momo. Assim, o Cordão da Valu acontece em 18 e 21 de fevereiro, na Esplanada Ferroviária.

Para além de marchinhas e danças, a animação com o Carnaval levou alguns a tirarem as fantasias do armário.

O Teatro de Arena do Horto Florestal foi local da festa do Valu neste sábado (4) e recebeu grande público. Crianças, jovens e adultos aproveitaram marchinhas de Carnaval e músicas embaladas pelos convidados do bloco.

Apresentações da Valu

A Banda Du Carnaval (ex- Sossega Leão) tocou desde marchinhas até ritmos variados, com samba, reggae e axé. Já a Banda do Mato, liderada pelos vocalistas Beget de Lucena e Lauren Cury, se apresentou pela primeira vez no Cordão.

Mesmo assim, o grupo conquistou o público com o repertório musical e a interação com os foliões. “Saudade do Carnaval”, essa foi a frase mais dita durante o esquenta.

A líder do Cordão, Silvana Valu, abriu o primeiro pré-carnaval de 2023 e perguntou ao público: “Vocês estavam com saudade do Cordão Valu, e do carnaval?”. Em uníssono, os foliões gritaram: “sim”.

Para além de marchinhas e danças, a animação com o Carnaval levou alguns a tirarem as fantasias do armário.

Homenagem

Silvana destacou que o Carnaval deste ano, do Cordão Valu, homenageia a imprensa do Estado. O grupo faz homenagem ao trabalho que os jornalistas desempenharam durante a pandemia.

Além disso, a Valu homenageia o Sindjor (Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul). Neste ano, o sindicato completa 40 anos de fundação. “A nossa está de volta, e ela só existe, com uma imprensa livre”, ressaltou a líder do Cordão.

Participantes

Então, diversos jornalistas compareceram ao esquenta para conferir a homenagem. Uma delas é a repórter Gabriela Couto, que foi uma das que tirou a fantasia do armário este ano.

Para ela, o tema da homenagem é o reconhecimento do trabalho árduo. “Essa homenagem tem um peso enorme para nós jornalistas, pois é o reconhecimento pelo nosso trabalho”, disse.

O compositor e músico, Vinil Moraes, autor da marcha tema do Cordão Valu, comentou sobre o retorno das festividades carnavalescas após a pandemia. Então, considera que o momento é essencial para valorização da importância da cultura popular.

“O carnaval é cultura popular, então, precisa ser valorizado”, enfatizou. Por fim, a foliã do Cordão Valu, Sara Cristina Prates, frequenta a festa há pelo menos seis anos. Ativista da causa negra, admitiu que estava ansiosa para o retorno das festividades.

O próximo encontro da Valu está marcado para o domingo (12). O esquenta também acontece no Teatro de Arena do Horto Florestal.