No Japão, Mauricio de Sousa encontra 1ª pessoa que comprou ilustração dele: ‘Vi gente chorando’
Aos 87 anos, Mauricio teve o reencontro com a primeira pessoa que comprou uma ilustração dele e jornalista sul-mato-grossense acompanhou o momento
Graziela Rezende –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Não precisa nem falar que Mauricio de Sousa é cartunista, empresário e escritor. É só ressaltar que é ele o criador da Turma da Mônica, há seis décadas, que a emoção vêm à tona e os brasileiros ficam extremamente nostálgicos e agradecidos. Mas, imagine, aos 87 anos, reencontrar a primeira pessoa que comprou uma ilustração dele? Pois é o que ocorreu recentemente no Japão, tudo presenciado pelo jornalista sul-mato-grossense Silvio Mori.
Mauricio viajou até Komaki, na província de Aichi, acompanhado da esposa, em abril deste ano. “Foi emocionante. Eu não imaginava essa história e também não tinha noção do tamanho que era a ligação dele com os japoneses. Sabia da ligação familiar, porque a esposa é japonesa e o filho descendente, mas, não tinha noção deste envolvimento dele com a comunidade, então, já foi emocionante conhecê-lo e aí vi gente chorando com os relatos dele”, comentou ao MidiaMAIS.
Na ocasião, Mauricio encontrou com Olga Kieca Kabakura, que está com 94 anos. Ela relembrou da época em que o ainda garoto vivia em Mogi das Cruzes. A irmã de Olga era dona de um bazar na cidade e ele frequentava o local, onde sempre fazia seus desenhos. “Todo dia ele passava lá, quando voltava da escola, fazia caricatura do meu irmão”, relembrou a idosa.
‘Ficará marcado para sempre’, comenta jornalista
Conforme Mori, que faz parte da “geração gibis”, Mauricio e a esposa conversam muito bem e ele ficou feliz ao relembrar a trajetória de um profissional que saiu de Mogi das Cruzes e ganhou o mundo, além de se estar entre os maiores cartunistas do Brasil.
“Foi uma manhã toda ao lado deles. É um dia que ficará marcado para sempre em minha memória”, ressaltou o jornalista.
De acordo com Mori, a reportagem foi produzida pela TV Nikkey, a qual ele faz parte e busca preservar a cultura japonesa no Brasil, bem como divulgar manifestações e eventos e estreitar os laços de amizade Brasil-Japão.
Quem é Mauricio de Souza?
Além de ser o criador da Turma da Mônica, Maurício também é membro da Academia Paulista de Letras, ocupando a cadeira 24.
Ele nasceu no dia 27 de outubro de 1935, no município de Santa Izabel, em São Paulo.
É o mais famoso e premiado autor brasileiro de história em quadrinhos.
Os gibis, em suas histórias, ajudam a transmitir valores como amizade, justiça, respeito à diversidade, além de temas como a vacinação e o meio ambiente, por exemplo.
Quando tudo começou?
Mauricio, desde pequeno, tinha como brincadeira favorita desenhar e assim enchia páginas de seus cadernos escolares. Isso tudo ocorreu até a primeira vez que ele viu uma revista em quadrinhos e se apaixonou ainda mais. Em seguida, desenhou o primeiro personagem, que chamou de Capitão Picolé.
Mais tarde, já ilustrava pôsteres e cartazes para os comerciantes da região, até que se mudou para a capital paulista, aos 19 anos. O primeiro emprego foi na redação da Folha da Manhã, quando Mauricio chegou carregando uma pasta cheia de desenhos, mas, ganhou uma vaga de redator e, meses depois, a de repórter policial.
A carreira seguiu até ele trocar a máquina de escrever pela prancheta, fazendo nascer inúmeros personagens. Neste ano, por exemplo, a Turma da Mônica completa 60 anos.
Bióloga de MS já foi homenageada por Mauricio de Souza
No dia 11 de fevereiro de 2020, a bióloga Neiva Guedes foi homenageada pelo projeto ‘Donas da Rua da Ciência’, ressaltando o trabalho dela na preservação de araras-azuis no Pantanal.
Na ocasião, muito feliz com a homenagem, Neiva ressaltou que o fato poderia estimular outras pessoas a seguirem nesta área.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Conmebol divulga datas dos jogos da Recopa Sul-Americana
O confronto de ida, no dia 20 de fevereiro a partir das 21h30 (horário de Brasília)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.