No ‘Dia das Araras’, canteiro em Campo Grande ganha mudas de árvores favoritas delas

Nesta sexta-feira (22), é comemorado o Dia Municipal de Preservação das Araras

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Canteiro onde foi feita a plantação em Campo Grande. (Graziela Rezende/Jornal Midiamax)

Manduvi e Sete Copas, além de outras mudas, foram plantadas em um canteiro do bairro Rita Vieira, em Campo Grande, como “presente” para araras e também com a intenção de fazer uma programação envolvendo a comunidade. Nesta sexta-feira (22), é comemorado o Dia Municipal de Preservação das Araras, segundo a Lei n. 6.567, que também reconhece a cidade sul-mato-grossense como a “Capital das Araras”.

“É uma ação para comemorar esta data e também para envolver a comunidade, então, chamamos os parceiros do Instituto Arara Azul e moradores da região. Fizemos, no início da manhã, uma gincana com as crianças, que envolvia perguntas relacionadas as araras, depois uma atividade dos sentidos e, por fim, fizemos o plantio de mudas, cerca de 10 mudas no canteiro”, afirmou ao MidiaMAIS a coordenadora do projeto Aves Urbanas, Larissa Tinoco.

Conforme Larissa, o manduvi é uma espécie que a arara-azul gosta muito para fazer o ninho e alimenta outras espécies com os frutos e sementes. “A gente plantou também sete copas, que é uma árvore que dá um fruto muito apreciado pelas araras-canindé e pela arara-vermelha. A gente também plantou pindó, que é uma palmeira muito apreciada para alimentação de diversas aves, inclusive das araras”, argumentou.

Piquenique das crianças. (Graziela Rezende/Jornal Midiamax)

De acordo com Tinoco, o espaço é localizado na Avenida Rita Vieira, com as ruas Nazira Charbel e Luiz Charbel. Ao fim das atividades, todos puderam se deliciar com um piquenique.

“O espaço foi cedido pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), que nos deu apoio e fez toda a manutenção, fazendo também as covas, a doação das mudas, além de envolver técnicos e colaboradores para auxiliar no plantio. Agora, sabemos que não é uma época muito adequada, por conta do tempo seco, mas, tem todo um preparativo para manter a muda saudável”, disse.

Veja como foi a manhã:

Veja a programação do município para os próximos dias:

Dia 23 – Sábado

8h – Plantio de árvores no canteiro central da Avenida Amaro Castro Lima, bairro Nova Campo Grande.

Dia 27 – Quarta-feira

8h – Visita Técnica ao Viveiro Municipal Flora do Cerrado. Assinatura do Termo de abertura do projeto para implantação do Sistema Arbolink e Assinatura do Termo de Cooperação entre Prefeitura e Organoeste.

Dia 30 – Sábado

7h30 – Distribuição de dez mil mudas de árvores frutíferas, no sistema drive-thru, no Paço Municipal.

Leia também:

‘Ninhos e Abraços’ mostra arara-canindé, que encanta e se destaca em meio à fauna brasileira

Conteúdos relacionados

cinema