Moradora de Mato Grosso do Sul afirma ter sido hipnotizada por uma sucuri na região alagada de Bonito, lugar onde vivem inúmeras serpentes da espécie. A situação teria acontecido há alguns meses, mas só veio à tona após uma discussão recente sobre passeios pela cidade.

Isso porque há muitos turistas visitando o município só para conhecer essas cobras e, ao tomar conhecimento do assunto, a sul-mato-grossense se manifestou. Ao Jornal Midiamax, a mulher dá detalhes sobre o dia em que teria sido hipnotizada por uma dessas serpentes.

“Foi na beira do rio. Ela [a sucuri] apareceu, eu vi e não reagi, fiquei parada. Eu olhei pra ela e percebi que comecei a sentir sono do nada, foi quando gritei para o meu marido para sairmos de lá. Ainda bem que eu consegui notar a tempo”, relata ela.

A situação fez a moradora sentir temor e evitar ficar em beiras de rios em Mato Grosso do Sul. “Prefiro gastar meu dinheiro comprando cerveja e carne pra assar do que gastar para ir nesses lugares onde sei que tem sucuri. Fico em casa, tranquila e sem medo de uma sucuri me hipnotizar e comer viva”, diz a mulher, de 47 anos.

Conforme o relato, a cobra que a teria hipnotizado seria uma sucuri-verde, de aproximadamente 5 metros de comprimento. “Ela era enorme, apareceu assim embaixo e foi subindo até a margem. Ela colocou a cabeça pra fora, fiquei olhando sem reagir e comecei a ficar sonolenta. Só que eu percebi e saímos correndo de lá antes que o pior acontecesse. O lugar onde estávamos tem muitas sucuris”, recorda.

Uma grande sucuri flagrada em Bonito pelo guia Vilmar Teixeira, conhecido como "pai das sucuris" - (Fotos: Vilmar Teixeira)
Uma grande sucuri flagrada em Bonito pelo guia Vilmar Teixeira, conhecido como “pai das sucuris” – (Fotos: Vilmar Teixeira)

Homem que conviveu com sucuris em MS comenta o caso

Conhecido nacionalmente por ter convivido com as sucuris durante 14 anos em Bonito, justamente na região onde a moradora conta ter sido hipnotizada, o biólogo e fotógrafo Daniel De Granville entende bem do assunto. Em conversa com o MidiaMAIS, o profissional especialista em sucuris-verdes declara: “Nunca ouvi dizer que ocorra algo parecido”.

“Até onde sei, ao menos do ponto de vista científico, as sucuris não têm qualquer poder neste sentido. Se formos entrar no campo místico, das crenças pessoais, talvez algumas pessoas possam de fato se sentir ‘encantadas’ pelo olhar de determinado animal”, comenta Daniel.

O biólogo ainda detalha o que poderia ter acontecido no caso da sul-mato-grossense. “Talvez, por medo ou por fascínio, pode haver algum efeito mental na pessoa que cause sensações físicas como estas que a pessoa relatou. Afinal, o contato com animais nos traz os mais diversos tipos de emoções – às vezes positivas, às vezes negativas”, pontua.

Cobras hipnotizam suas presas?

Reza a lenda que algumas cobras têm o poder de hipnotizar suas presas e a sucuri é justamente uma das serpentes que fazem parte dessa lista de mitos e lendas, especialmente na região norte do país. O fato das presas, costumeiramente, ficarem paradas e não reagiram quando uma cobra está prestes a dar o bote seria uma das razões que levariam as pessoas a acreditarem no poder de hipnotismo desses animais.

Em manual didático sobre cobras, os biólogos Gabriela Mariano, Carolina Guarini, Paula Guarini e Renata Alfredo reuniram informações gerais a respeito das serpentes, incluindo o mito de que elas conseguiriam hipnotizar suas presas.

“A visão nas serpentes não é muito desenvolvida para receber as sensações do meio externo: a língua bífida e a presença da fosseta loreal e labial. Assim, a história de que as cobras podem hipnotizar é um mito”, destaca a pesquisa, conforme a bibliografia de Paulo Sérgio Bernarde, herpetólogo e professor da Universidade Federal do Acre.

Segundo a obra, “o mito pode estar relacionado com o fato de que algumas serpentes ficam imóveis e camufladas sob algum substrato aguardando uma presa, que se aproxima por não notar a presença da serpente e acaba por ser predado. Este é um dos comportamentos de caça, denominado de ‘caça à espreita’.”.

O livro está disponível na internet e pode ser baixado gratuitamente clicando aqui.

Capa do livro sobre serpentes sucuri hipnotiza
Capa do livro sobre serpentes

Fale com o Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax? Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. Acima de tudo, com sigilo garantido por lei.

Acompanhe nossas atualizações no Facebook, Instagram e Tiktok.