Como era há 600 milhões de anos? E ainda, durante a Era do Gelo ou na época dos dinossauros? Sem imagens reais desses períodos, um novo mapa interativo chamado de Mapa da Terra Antiga reuniu dados de diversos períodos e mostra a evolução geológica da Capital de de 600 milhões de anos atrás até os dias atuais. Aliás, não só de Campo Grande, mas de qualquer cidade da Terra.

Criado por Ian Webster, o Mapa da Terra Antiga é uma plataforma virtual na internet baseada em dados tectônicos de placas e mapas paleogeográficos por C.R. Scotese, do PALEOMAP. Utilizando essas informações, o mapa dá um panorama do território global durante importantes eras de transformação da Terra.

A ferramenta, disponibilizada gratuitamente na internet, explica que a Terra que conhecemos hoje é fruto do constante movimento de placas tectônicas. Através do mapa é possível digitar sua localização, ou a cidade que quiser, e acompanhar a evolução do local, de acordo com informações do IFLScience.

O acesso do mapa é e a plataforma é interativa. Além de mostrar como as localidades estavam, o mapa ainda faz uma descrição de como eram as condições climáticas e de vida naquele ambiente no período escolhido. O internauta curioso pode selecionar há quantos milhões de anos quer ver como a Terra era, ou ainda escolher a exibição pelo surgimento, por exemplo, dos primeiros animais terrestres, das primeiras plantas e das primeiras flores.

O mapa começa exibindo o planeta há 750 milhões de anos. Nesse período, no entanto, Campo Grande não pode ser localizada com base nos dados. “Sua placa tectônica não rastreia tanto no passado”, informa a plataforma.

A Capital de só aparece a partir dos 600 milhões de anos. Com base nisso e nos dados disponibilizados, o MidiaMAIS separou 6 períodos diferentes que mostram a transformação geológica do território campo-grandense ao longo desse tempo, incluindo as informações referentes às condições de vida em cada época.

Em todos os mapas abaixo, Campo Grande é identificada pelo ponto vermelho. Confira:

600 milhões de anos atrás

Mapa da Terra Antiga Campo Grande
(Imagem: Reprodução, Mapa da Terra Antiga)

Período Ediacarano. A vida está evoluindo no mar e a vida multicelular está apenas começando a surgir. O supercontinente Pannotia é uma grande massa de terra.

400 milhões de anos atrás

Mapa da Terra Antiga Campo Grande
(Imagem: Reprodução, Mapa da Terra Antiga)

Período Devoniano. A vida na terra se torna mais complexa à medida que as plantas se desenvolvem. Os insetos se diversificam e os peixes desenvolvem barbatanas resistentes, que eventualmente evoluem para membros. Os primeiros vertebrados caminham sobre a terra. Os oceanos e os recifes de corais abrigam uma grande variedade de peixes, tubarões, escorpiões marinhos e cefalópodes.

300 milhões de anos atrás

Mapa da Terra Antiga Campo Grande
(Imagem: Reprodução, Mapa da Terra Antiga)

Tardio Carbonífero. As plantas desenvolveram sistemas de raízes que lhes permitiram crescer e se mover para o interior. Os ambientes evoluíram abaixo das copas das árvores. O oxigênio atmosférico aumentou à medida que as plantas se espalharam pela terra. Os primeiros répteis evoluíram e os insetos gigantes se diversificaram.

280 milhões de anos atrás

Mapa da Terra Antiga Campo Grande
(Imagem: Reprodução, Mapa da Terra Antiga)

Período Permiano. As massas de terra se fundiram e formaram o supercontinente Pangea. Condições extremas, como calotas polares e desertos, limitaram a extensão da vida vegetal, mas tetrápodes anfíbios e répteis se diversificaram onde as plantas cresceram. Os oceanos fervilhavam de peixes e invertebrados.

220 milhões de anos atrás

Mapa da Terra Antiga Campo Grande
(Imagem: Reprodução, Mapa da Terra Antiga)

Triássico Médio. A Terra está se recuperando da extinção do Permiano-Triássico. Pequenos dinossauros começam a aparecer. Surgem os terapsídeos e arcossauros, juntamente com os primeiros vertebrados voadores.

150 milhões de anos atrás

Mapa da Terra Antiga Campo Grande
(Imagem: Reprodução, Mapa da Terra Antiga)

Período Jurássico tardio. Os primeiros lagartos apareceram e os mamíferos placentários primitivos evoluíram. Os dinossauros dominam ambas as massas de terra. Grandes répteis marinhos habitavam o oceano, e os pterossauros eram os vertebrados voadores dominantes.

Acesse o Mapa da Terra Antiga

Caso queira visualizar outros períodos ou conferir a evolução de outra cidade ou Estado, o Mapa da Terra Antiga pode ser acessado clicando aqui.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.