Globo confiscou celulares de moradores para gravar novela em MS
Confiscar celulares de todas as pessoas que estão em locações externas de gravações, especialmente em um ponto turístico, não é uma prática comum da TV Globo
João Ramos, Graziela Rezende –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Para criar expectativas e mobilizar o Brasil a acompanhar uma novela ambientada em Mato Grosso do Sul, a TV Globo confiscou os celulares de todos que estavam em uma região cujas locações foram usadas para gravações do folhetim. A informação foi revelada ao Jornal Midiamax justamente por um sul-mato-grossense envolvido nos bastidores da trama.
E não, não estamos falando de “Terra e Paixão”, nova novela das nove gravada em MS, mas sim do clássico remake de “Pantanal”, finalizado em outubro de 2022. É que, na época, antes da estreia, o canal fez o maior mistério e nenhuma imagem podia vazar.
Por isso, para rodar a emblemática cena de Zé Leôncio (Renato Goes) e Joventino (Irandhir Santos) no mirante do Paxixi, a equipe da TV Globo montou uma operação para evitar o vazamento. E conseguiu.
“Quando eles vieram fazer as gravações, fecharam de Camisão [distrito] até aqui. Ninguém podia subir, só descer. E confiscaram todos os celulares de quem estava aqui em cima, porque, antes da novela estrear, não podia sair imagem alguma. Então eles confiscaram”, contou recentemente ao Midiamax o morador que estava no local na data da filmagem.
O resultado pôde ser conferido logo no primeiro capítulo de “Pantanal”, em 28 de março de 2022. Apenas dois atores participaram da sequência no Morro do Paxixi e a cena de Joventino e Zé Leôncio observando as terras pantaneiras, vislumbrando um futuro no lugar, ficou marcada para os sul-mato-grossenses.
“O pessoal veio fazer fazer as cenas e ficou das 7 horas da manhã até às 16 horas gravando. Tem muita história pra contar”, disse ele. Este e outros fatos só puderam vir à tona agora, um ano após a estreia de “Pantanal”, assim que a confidencialidade exigida para alguns bastidores do projeto chegou ao fim.
Confiscar celulares não é praxe
Contudo, confiscar celulares de todas as pessoas que estão em uma locação externa, especialmente em um ponto turístico, não é uma prática comum da TV Globo. Isso aconteceu porque, em “Pantanal”, a emissora decidiu criar um “ar” de “projeto secreto” e tentou segurar ao máximo tudo o que pôde a respeito do remake.
É que “Pantanal” foi a primeira grande aposta da dramaturgia global depois da pandemia e não podia fracassar de maneira alguma. Após quase dois anos de divulgação, a intenção era provocar uma expectativa alta no público e aguçar a curiosidade dos telespectadores para verem na telinha o resultado das gravações “sigilosas” em MS.
Em “Terra e Paixão”, nova novela do canal ambientada em Mato Grosso do Sul, por exemplo, o mesmo “esquema” anti-vazamento não aconteceu. Rodada no mês de fevereiro nas cidades de Dourados e Deodápolis, a trama assinada por Walcyr Carrasco mobilizou moradores nos dois municípios e no distrito de Lagoa Bonita, mas não contou com restrições semelhantes tão rigorosas.
Isso porque, diferente de “Pantanal”, “Terra e Paixão” não é um projeto “secreto”, gravado durante a pandemia e no meio do mato. Apesar de ser uma história essencialmente rural, assim como o remake que mobilizou o país em 2022, a nova novela das nove terá ares urbanos e vai mostrar a modernidade do agronegócio, conversando, desse modo, com as cidades.
Resultado
Quanto às filmagens, todo mundo viu Cauã Reymond pra lá e pra cá em Dourados, os figurantes ainda compartilham um pouco dos bastidores e a própria TV Globo não para de divulgar imagens como “esquenta” para a novela. Até onde se sabe, celulares de moradores próximos aos sets externos de gravação não foram recolhidos, apenas dos figurantes envolvidos nas sequências.
O resultado de muitas dessas cenas já pode ser conferido através das chamadas de “Terra e Paixão” que o canal tem divulgado na internet e na programação. Com direção artística de Luiz Henrique Rios, a estreia da novela de Walcyr Carrasco está prevista para o próximo dia 8 de maio e, embora não conte com o esquema anti-vazamento de “Pantanal”, “Terra e Paixão” está sendo agraciada com o mesma operação antifracasso adotada pela emissora na promoção do remake.
Por isso, as expectativas são altas e a nova trama ambientada em MS promete ser um fenômeno tal como o folhetim pantaneiro. Assista abaixo algumas chamadas da obra:
Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
Notícias mais lidas agora
- Família procura por irmãos de 5 e 7 anos que desapareceram no Jardim Leblon
- VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
Últimas Notícias
Ataques aéreos de Israel matam 11 pessoas e deixam dezenas de feridos no Líbano
Centro da capital, Beirute, já foi atacada quatro vezes em menos de uma semana
COP29: negociação climática propõe US$ 250 bilhões ao ano
Partes demonstraram estar longe de consenso quanto ao pagamento
Decretada prisão de 2º acusado de participar de assassinato de delator
Antonio Vinicius Lopes Gritzbach foi assassinado no dia 8 de novembro, no desembarque do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo
MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF
O ex-presidente Jair Bolsonaro (capitão reformado) é um dos citados
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.