Pantanal: Globo altera Morro do Paxixi, insere água virtual onde fica Aquidauana e revolta moradores

Decisão da emissora em Pantanal tem sido alvo de polêmicas e divergências em Aquidauana, cidade onde a trama foi gravada
| 12/04/2022
- 10:55
morro do paxixi novela pantanal
Vista do Morro do Paxixi cheia de água na novela - (Foto: TV Globo)

Chega ao fim nesta terça-feira (12) a primeira fase do remake da novela "Pantanal", gravado em Mato Grosso do Sul, na região de Aquidauana. Entre as diversas polêmicas da primeira etapa da trama, a água "fake" no Morro do Paxixi foi a maior de todas para os da cidade.

Em cena especial, quando José Leôncio (Renato Goes) e seu pai Joventino (Irandhir Santos) decidem morar no Pantanal, a dupla faz essa escolha do alto do Mirante do Morro do Paxixi. O problema é que, no horizonte da paisagem, a TV Globo inseriu grandes lagos inexistentes, justamente onde ficam Aquidauana e a Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) do município.

morro do paxixi 1 - Pantanal: Globo altera Morro do Paxixi, insere água virtual onde fica Aquidauana e revolta moradores
Na novela, a vista ficou desse jeito - (Fotos: TV Globo/Reprodução)

Assim que viram a sequência, moradores se perguntaram de onde a emissora tirou toda aquela água, inserida por meio de computador. Nas redes sociais, a situação até virou meme pela região. "Moro ali em baixo e toda essa água aí é falsa", comentou um aquidauanense. "Inundaram Aquidauana de água e o rio Aquidauana ficou largo igual o rio Paraguai", debochou outro.

"Se eu edito as fotos, imagina a Globo", disse mais um. Outra moradora disparou: "Mas se é pra retratar o Pantanal, então não pode mentir assim, né". "Acho que ficamos alagados aqui na UEMS com toda essa água aí", brincou um terceiro.

image 3 1 edited - Pantanal: Globo altera Morro do Paxixi, insere água virtual onde fica Aquidauana e revolta moradores
A mesma vista no Google Maps - (Foto: Reprodução/Google Maps)

Contexto

Apesar da incompreensão dos populares com a representação distorcida da vista do Morro do Paxixi e a inserção virtual de inundações onde ficam a cidade e a Universidade, é preciso falar de contexto.

A Globo esteve em Mato Grosso do Sul para gravar o folhetim e, obviamente, encontrou a região seca, como todos conhecem. Entretanto, a primeira fase da novela é ambientada entre os anos de 1990 e 2000, e não em 2022. Acredita-se que a intenção da emissora foi mostrar um pantanal de antigamente "mais alagado" do que o de hoje, para quando a história finalmente chegar aos dias atuais a "seca pantaneira" ficar evidenciada.

morro do paxixi 2 - Pantanal: Globo altera Morro do Paxixi, insere água virtual onde fica Aquidauana e revolta moradores
Essa água toda não passou despercebida - (Fotos: TV Globo/Reprodução)

Há também quem creia que tudo não passou de licença poética, ou que a intenção foi deixar a vista ainda mais bonita, embora o problema tenha sido cobrir de água uma cidade que já existia e estava bem desenvolvida naquele tempo.

"A Globo tá de sacanagem? De onde tiraram esse monte de água, rio, vazantes aí em baixo do Morro do Paxixi? Sempre trabalhei nessa região, então já era pra eu estar morto afogado", garantiu mais um aquidauanense.

Contraste em Pantanal

Ainda que o objetivo tenha sido mostrar um Pantanal antigo inundado, para contrastar com o atual, a série histórica do local no Google Earth, que documenta imagens de satélite desde 1984, mostra que, em todos os anos desde então, nunca houve água na região da forma como o canal mostrou.

4 - Pantanal: Globo altera Morro do Paxixi, insere água virtual onde fica Aquidauana e revolta moradores
Comparação feita por aquidauanenses foi compartilhada nas redes sociais - (Reprodução)

Mesmo com a polêmica, alguns moradores saíram em defesa da "licença poética" do folhetim.

"Ué então é proibido ter efeitos visuais? Qual o problema disso? Detalhe: a cena é como se fosse no meio do pantanal, por isso essa quantidade de baías lá em baixo. Sendo assim, foi pra dar mais beleza e realidade, além de somente enaltecer e divulgar um dos nossos mais lindos pontos turísticos que é o Morro do Paxixi. Mas mesmo assim ainda tem gente que é capaz de achar defeito e querer fazer chacota. Lamentável!", opinou outro cidadão, sendo aplaudido por vários residentes de Aquidauana.

E você, qual a sua opinião? Confira algumas reações:

2 - Pantanal: Globo altera Morro do Paxixi, insere água virtual onde fica Aquidauana e revolta moradores
1 - Pantanal: Globo altera Morro do Paxixi, insere água virtual onde fica Aquidauana e revolta moradores
3 - Pantanal: Globo altera Morro do Paxixi, insere água virtual onde fica Aquidauana e revolta moradores

Veja também

Últimas notícias