A Orquestra da (Universidade Federal da Grande ) abrirá a programação musical do 1º Festop (Festival de Todos os Povos). O evento está agendado para as 19 horas, da próxima sexta-feira, dia 14 de abril, na Praça , em Dourados. 

De acordo com a regente Thais Costa, é uma grande realização participar do Festival que possui como essência fomentar a participação de artistas locais nas mais diversas linguagens artísticas, buscando reunir “todos os povos”.  

“Para nós, o convite de participação no evento reflete o trabalho que estamos construindo ao longo desses 10 anos, buscando difundir e democratizar a música instrumental na região da Grande Dourados. É uma alegria saber que a música instrumental estará presente dividindo o palco junto com artistas renomados do estado do Mato Grosso do Sul”, disse Thais Costa.

Com duração de três dias, a programação do Festop terá apresentações de música, dança, poesia, artistas circenses, feiras de artesanato e literatura.

Além da Orquestra UFGD, as atrações confirmadas para o palco são de Giani Torres, SoulRa, Caio Borda, Emmanuel Marinho, Kleber e Kleberson, Não Tem Hora, Dagata e os Pé Vermeio, Miliano, Sucata Cultural, Made in 90, Grupo de Dança Studio Jacy Brasileiro, Grupo de Dança Canto Kaiowá e o grupo Sampri, esse último de Campo Grande. 

Segundo o músico Fernando de Castro Além, também conhecido como Dagata, idealizador e um dos organizadores do evento, tanto pelo simbolismo do festival quanto por ser a primeira edição do Festop, a participação da Orquestra contribui para engrandecer a programação, por representar a música instrumental, mas principalmente, pela relevância cultural da própria orquestra para a cidade.

Roteiro da apresentação

A apresentação da Orquestra UFGD terá duração de 50 minutos e contemplará diversos gêneros brasileiros, com canções conhecidas da Música Popular Brasileira, como por exemplo, “É preciso saber viver”, “Chuva de prata” e “Você é Linda” e também com grandes sucessos da guarânia, jazz, rock, baião, choro e maxixe.

Por ser uma apresentação no mês de abril, a Orquestra incluiu algumas homenagens. A execução da canção “Codinome Beija-flor” será um tributo a Cazuza, que completaria 65 anos em 4 de abril, e contará com a participação especial da cantora Camila Faca. A outra homenagem será para o Dia do Choro (23 de abril), com a apresentação das músicas “Odeon” e “Corta-Jaca”, com participação especial da pandeirista Érika Takebe.

Além de prestigiar a diversidade das composições brasileiras, a Orquestra também fará os temas dos filmes “Poderoso Chefão” e “Bohemian Rhapsody”.