A exibirá o sobá como uma das grandes estrelas da sul-mato-grossense, nesta quarta-feira (29), às 19h30, durante o documentário do projeto “Do Nosso Jeito – Em busca do ser sul-mato-grossense”. A exibição é gratuita e aberta ao público.

A intenção do documentário, de acordo com os envolvidos, é valorizar a cultura e tradições do Estado, sendo realizado pelo Instituto Educacional Alexandrina Carlos Pinheiro, com investimento da Funles (Fundo Estadual de Defesa e de Reparação de Interesses Difusos e Lesados), Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Governo do Estado e apoio da Feira Central de

Na obra, é possível conhecer os elementos culturais da iguaria e ver o sobá como um prato típico que remete às raízes da imigração japonesa, em Mato Grosso do Sul, e se tornou um Patrimônio Imaterial da Capital. 

A exibição do documentário, na Feira Central de Campo Grande, é também uma oportunidade para que os conheçam um pouco mais sobre essa tradição gastronômica e valorizem a cultura sul-mato-grossense.

Festival do Sobá

Anualmente, a feira central já realiza o Festival do Sobá, o qual já está na 15ª edição e reúne milhares de fãs do prato, além de shows, palestras e outras atrações culturais, regionais e musicais.

Patrimônio histórico e cultural

Prato é típico da gastronomia campo-grandense, que se tornou patrimônio cultural imaterial do município, adaptado da culinária oriental pelos imigrantes vindos, em 1908, da província de Okinawa, arquipélago de influência chinesa, na região sul do Japão.