O escritor, dramaturgo, jornalista e defensor da comunidade LGBT brasileira, João Silvério Trevisan, estará em Campo Grande no próximo sábado (23) para lançar o seu mais recente livro: “Meu irmão, eu mesmo”. Na ocasião, ele participará de um bate-papo com autores locais.

O evento também contará com a presença do escritor Febraro de Oliveira, autor de Uirapuru (edição do autor, 2021) e vencedor da última edição do prêmio Caio Frenando Abreu, com o ainda inédito d'água, e da psicanalista e escritora Isloany Machado, autora de Voo solo (C'asa Edições, 2022) e Nau dos Amoucos (Metamorfose, 2017), entre outros.

Durante o lançamento, todos pretendem conversar sobre a de Trevisan e toda a sua contribuição biográfica. O livro Meu irmão, eu mesmo (Ed. Alfaguara, 2023) nos leva a 1992, quando João Silvério Trevisan teve o vírus HIV detectado, o que o fez imaginar que possuía, então, pouco tempo de vida.

Contudo, é seu irmão mais novo — e melhor amigo — Cláudio Trevisan quem parte, vítima de um câncer linfático, aos 48 anos.

Neste poderoso , Trevisan tece um delicado e forte registro sobre a perda. Misturando cartas, bilhetes, prosa em primeira e em segunda pessoa, ele nos conduz a memórias que escreve para que estas possam descansar, para que a dor seja esquecida. O texto passa ainda pelos caminhos da palavra que João percorreu, onde seu fio condutor foi sempre um só: o desejo de escrever.

Trevisan também atua como facilitador em oficinas literárias e é uma referência artística e cultural no país. Em sua vasta obra, destacam-se o romance A idade de ouro do Brasil (Ed. Alfaguara, 2019) e Seis balas num buraco só, estudo sobre a crise do masculino (Ed. Objetiva, 2021). Sua 1ª obra autobiográfica Pai, pai (Ed. Alfaguara, 2017) foi finalista dos prêmios Jabuti e Oceanos.

É ainda autor do ensaio multidisciplinar Devassos no Paraíso, história da homossexualidade no Brasil, que está em sua 4ª edição (Ed. Objetiva, 2018). Este ensaio virou referência nos estudos de gênero no Brasil, e é considerado inovador pelo espectro de pesquisas nele incluídas e por sua abordagem histórica que revelou um Brasil até então invisibilizado. Em 2023, Trevisan participou de mesas em eventos como A Feira Do Livro, em São Paulo, e Bienal do Livro, no Rio de Janeiro.

Serviço:

O lançamento ocorre a partir das 17h e é uma realização do Fórum do Campo Lacaniamo de MS e do Ágora Instituto Lacaniano, em parceria com a Hámor Livraria, na Estação Cultural Teatro do Mundo, que fica na Rua Barão de Melgaço, número 177. A entrada é gratuita.