Neste sábado (12), será lançada a audiovisual “O Romance Noroesute Tetsudo e os Okinawanos de ”, no . O projeto faz parte da comemoração aos 115 anos da imigração japonesa.

A exposição conta a saga dos imigrantes que chegaram pela ferrovia Noroeste do Brasil e o lançamento é neste sábado, a partir das 14 horas. A exposição deve permanecer durante todo o mês.

Imigração japonesa

Há 115 anos, chegava a primeira leva de imigrantes japoneses ao Brasil. A bordo do navio Kasato Maru, os primeiros 793 imigrantes do Japão, vieram em busca de novas oportunidades e uma nova vida.

Hoje, os seus descendentes formam uma comunidade de aproximadamente dois milhões de nipo-brasileiros, desempenhando um papel significativo tanto na economia quanto na cultura do nosso país.

Um dos estados onde esses imigrantes constituíram suas comunidades é o Mato Grosso do Sul, que abriga hoje a terceira maior colônia de japoneses no Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo e do Paraná.

(Divulgação)

Para chegar a terras sul-mato-grossenses, esses desbravadores que vinham em grande parte da província de Okinawa, embarcaram em uma brava jornada rumo ao Oeste brasileiro.

Para homenagear a sua chegada e os 115 anos de imigração japonesa no país, a Associação Okinawa  de Campo Grande promove no Shopping Bosque dos Ipês a exposição “O Romance Noroesute Tetsudo e os Okinawanos de Campo Grande”.

A exposição audiovisual conta a trajetória dos imigrantes okinawanos que se estabeleceram na cidade de Campo Grande, vindos pela Ferrovia Noroeste do Brasil, expondo suas adversidades e conquistas, proporcionando ao público uma visão mais profunda não apenas sobre a história da comunidade japonesa local, mas também sobre a própria história de Campo Grande.

“Esta exposição, originalmente criada e organizada pela Biblioteca de Okinawa, é fruto de um grande esforço  para contar uma história tão rica e significativa. Hoje, graças a esse esforço, temos o privilégio de compartilhar essa história também aqui, em Campo Grande”, explica Marcel Marcel Arakaki, presidente da Associação Okinawa na cidade.

A cerimônia de abertura de “O Romance Noroesute Tetsudo e os Okinawanos de Campo Grande” acontece no dia 12/08 às 14h, na entrada B, com a presença da comitiva da Biblioteca da Província de Okinawa e ainda com atrações culturais musicais e a presença de artistas vindos do Japão.

Os poderão conferir a exposição no segundo piso do Bosque dos Ipês, em uma loja em frente ao UCI Cinemas, durante todo o mês de agosto.