A 9ª edição do Festival Mais Cultura realiza espetáculos gratuitos de artes cênicas, música e dança, no Teatro Glauce Rocha, Localizado na UFMS ( Federal de Mato Grosso do Sul). As apresentações ocorrem entre os dias 25 e 29 de setembro, às 20h, em todos os dias. Na programação estão concertos de música clássica, show de música regional, espetáculos teatrais e de dança.

O Festival Mais Cultura visa atrair a comunidade externa para a Universidade, além de sensibilizar a comunidade interna para as artes e cultura. De acordo com o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, a programação é destinada a um público de diferentes idades.

“Temos uma programação rica e gratuita. Se quiser vir todos os dias, eu tenho certeza que você vai ser impactado”, destaca.

Na abertura do Festival, o Quinteto da Orquestra Sinfônica da Unicamp apresenta concerto de música clássica, com obras de Johannes Brahms, um dos maiores compositores da música orquestral. “O grupo está ansioso pela receptividade do público da ”, comenta o produtor executivo da Orquestra, Victor Lessa.

Outra apresentação de destaque do Festival é o Grupo ACABA, com músicas regionais da cultura pantaneira.   “A nossa composição é baseada nas nossas origens e a nossa origem é pantaneira. O Grupo ACABA levanta essa bandeira de cantar o Pantanal, cantar sua beleza, cantar as fragilidades. A pedra angular de nossa música passa pelo Pantanal, pela originalidade, pelo conteúdo e riquezas”, afirma o músico Moacir de Lacerda. 

Espetáculos de dança e teatro

No âmbito da dança, a companhia Cia do Mato apresenta o espetáculo de dança contemporânea, Chafica. “A obra possui trilha sonora inédita realizada por Tetê Espíndola e Arnaldo Black, e aborda temáticas que referenciam a importância das mulheres libanesas no estado, assim como referência a todos os nomes que construíram a dança em Mato Grosso do Sul”, comenta a intérprete e criadora, Maria Fernanda Figueiró.  

Nos espetáculos teatrais, destacam-se o Clube de Artes Cênicas do de e o Grupo de Teatro Senta Que o Leão é Manso.

A participação é gratuita e aberta ao público. Os interessados podem levar 1kg de alimento para doação às entidades filantrópicas cadastradas.

Serviço

Festival Mais Cultura 2023

  • Data: De 25 à 29 de setembro
  • Local: Teatro Glauce Rocha – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Horário: 20h